Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41466
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Chaves, Flávio Muniz | - |
dc.contributor.author | Andrade, Francisco Ari de | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Renata Tavares de | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-07T18:24:39Z | - |
dc.date.available | 2019-05-07T18:24:39Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | CHAVES, Flávio Muniz; ANDRADE, Francisco Ari de; OLIVEIRA, Renata Tavares de. Currículo, identidade e formação do pedagogo: trajetórias de um curso. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 285-294. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2447 2085 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41466 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | EdUECE | pt_BR |
dc.subject | Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) | pt_BR |
dc.subject | Identidade Cultural 1970 | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
dc.title | Currículo, identidade e formação do pedagogo: trajetórias de um curso | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente artigo faz um percurso histórico da formação do pedagogo a partir da criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), da criação do primeiro currículo e sua possível “identidade” durante a década de 1970. Trazemos aqui reflexões sobre o caminho percorrido por este importante curso de formação de professores, que na atualidade está formando docentes para as seguintes áreas educativas: educação infantil, ensino fundamental I, gestão escolar, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e pesquisa. Essa gama de formações que o curso de Pedagogia propõe a disseminar na sociedade traz consigo um problema a ser questionado: qual é a identidade do pedagogo? Para que se possa discutir tal problemática é preciso compreender como foi à história deste curso de formação de professores em um país que teve, e tem, um atraso enorme com relação à educação pública. Os objetivos desse artigo são: descrever o processo de implementação do curso de Pedagogia no Brasil, refletir sobre a identidade do pedagogo, analisar a formação do pedagogo naquela época histórica e compreender o perfil do profissional do curso de pedagogia que estava sendo formado. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_eve_fmchaves.pdf | 13,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.