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dc.contributor.authorChaves, Flávio Muniz-
dc.contributor.authorAndrade, Francisco Ari de-
dc.contributor.authorOliveira, Renata Tavares de-
dc.date.accessioned2019-05-07T18:24:39Z-
dc.date.available2019-05-07T18:24:39Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationCHAVES, Flávio Muniz; ANDRADE, Francisco Ari de; OLIVEIRA, Renata Tavares de. Currículo, identidade e formação do pedagogo: trajetórias de um curso. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 285-294. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura.pt_BR
dc.identifier.issn2447 2085-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41466-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdUECEpt_BR
dc.subjectFaculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL)pt_BR
dc.subjectIdentidade Cultural 1970pt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.titleCurrículo, identidade e formação do pedagogo: trajetórias de um cursopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo faz um percurso histórico da formação do pedagogo a partir da criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), da criação do primeiro currículo e sua possível “identidade” durante a década de 1970. Trazemos aqui reflexões sobre o caminho percorrido por este importante curso de formação de professores, que na atualidade está formando docentes para as seguintes áreas educativas: educação infantil, ensino fundamental I, gestão escolar, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e pesquisa. Essa gama de formações que o curso de Pedagogia propõe a disseminar na sociedade traz consigo um problema a ser questionado: qual é a identidade do pedagogo? Para que se possa discutir tal problemática é preciso compreender como foi à história deste curso de formação de professores em um país que teve, e tem, um atraso enorme com relação à educação pública. Os objetivos desse artigo são: descrever o processo de implementação do curso de Pedagogia no Brasil, refletir sobre a identidade do pedagogo, analisar a formação do pedagogo naquela época histórica e compreender o perfil do profissional do curso de pedagogia que estava sendo formado. [...]pt_BR
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