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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41423
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Carvalho, Francisco Gilmar Cavalcante de | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-06T19:27:07Z | - |
dc.date.available | 2019-05-06T19:27:07Z | - |
dc.date.issued | 2001 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Francisco Gilmar Cavalcante de. Tradição contemporânea da xilogravura popular de Juazeiro do Norte. Revista Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro (RJ), v. 147, p. 45-54, out./dez. 2001. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-8782 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41423 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Tempo Brasileiro | pt_BR |
dc.subject | Xilogravura popular | pt_BR |
dc.subject | Juazeiro do Norte | pt_BR |
dc.subject | Literatura de Cordel | pt_BR |
dc.title | Tradição contemporânea da xilogravura popular de Juazeiro do Norte | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Se uma tradição se inventa, essa invenção pode ser compreendida como uma construção que se desenvolve com a participação decisiva de determinados atores sociais, num contexto favorável à sua eclosão e desenvolvimento. Por tradição inventada entende-se uma continuidade em relação ao passado (HOBSBAWM, 1997, p. 9), o que não exclui a possibilidade da ruptura ou do avanço do que está sendo proposto, num processo que pressupõe permanente atualização dessas práticas.No caso da xilogravura de Juazeiro do Norte, tivemos a contribuição dos artistas e artesãos romeiros, vindos de todos os cantos do Nordeste, atraídos pela expectativa de uma vida melhor. A cidade tornou-se uma encruzilhada desses roteiros místicos. E as experiências trazidas foram decisivas para a fermentação de uma cena cultural em que se inseriu, a partir dos anos 20, a literatura de folhetos. Esse quadro possibilitou que a tradição da xilogravura se estabelecesse com enorme rapidez, coisa de poucos anos apenas, como diria o teórico inglês (HOBSBAWM, 1997, p. 9). A expansão dos folhetos de cordel, editados pelo romeiro alagoano José Bernardo da Silva, fez com que os clássicos tivessem de conviver com os novos títulos, pois a contradição invenção-padronização é a contradição dinâmica da cultura de massa. É seu mecanismo de adaptação ao público e de adaptação do público a ele. É sua vitalidade. (MORIN, 1969, p. 31).[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ICA - Artigos publicados em revistas científicas |
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