Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41422
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cruz, Raimunda Costa | - |
dc.contributor.author | Silva, Maria Cleidiane Barbosa da | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-06T19:26:11Z | - |
dc.date.available | 2019-05-06T19:26:11Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | CRUZ, Raimunda Costa; SILVA, Maria Cleidiane Barbosa da. Violência na escola: uma abordagem conceitual. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1001-1009. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-8126-065-5 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41422 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IMPRECE | pt_BR |
dc.subject | Violência na escola | pt_BR |
dc.subject | Conceituação | pt_BR |
dc.subject | Papel da escola | pt_BR |
dc.subject | Educação moral | pt_BR |
dc.title | Violência na escola: uma abordagem conceitual | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O tema que envolve violência e escola vem ganhando constante espaço nos noticiários televisivos e jornalísticos e considerando essa realidade visualizamos a necessidade de construirmos uma visão crítica sobre o fenômeno da violência presente no cotidiano da escola. A violência na escola se apresenta tomando diversas facetas, constituindo-se em um fator conceitual de difícil consenso entre os estudiosos da área. A busca por uma conceituação e apresentação de soluções que podem contribuir para a amenização do problema é uma tarefa difícil e perigosa, no sentido de corremos o risco de naturalizarmos os conceitos relacionados á violência na escola. A problemática da violência no ambiente escolar tem despertado muito interesse e reflexões sobre o papel da escola diante da busca por soluções para o referido problema. A pesquisa que se segue, de cunho bibliográfico, buscará descrever e conceituar as principais manifestações violentas que ocorrem no ambiente escolar, além de pontuar as contribuições da educação em parceria com a escola na tentativa de amenizar os problemas que surgem com a violência. Considerando o cotidiano da escola podemos identificar várias manifestações agressivas, podendo citar as depredações, agressões físicas, verbais entre outras formas.[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_eve_rccruzmcbsilva.pdf | 2,92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.