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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Andressa Arruda de-
dc.contributor.authorSilva, Edriano Pereira da-
dc.contributor.authorNóbrega, Alessandro Teixeira-
dc.date.accessioned2019-05-06T17:29:51Z-
dc.date.available2019-05-06T17:29:51Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationLIMA, Andressa Arruda de; SILVA, Edriano Pereira da, NÓBREGA, Alessandro Teixeira. Militarização nas universidades e seus embates: resistência e luta. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 973-983.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-8126-065-5-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41418-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIMPRECEpt_BR
dc.subjectMilitarizaçãopt_BR
dc.subjectUniversidadespt_BR
dc.subjectEspaços educacionaispt_BR
dc.subjectControle político-ideológicopt_BR
dc.titleMilitarização nas universidades e seus embates: resistência e lutapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho apresenta um breve histórico sobre a repressão que as universidades e demais instituições de ensino sofreram no período do regime militar no Brasil, referente aos anos de 1964 a 1985. Também expõe as diversas formas de resistência nesses espaços por parte de estudantes, organizações estudantis, movimentos de professores e organizações políticas de esquerda que contestaram a censura e as imposições promovidas pelos militares no poder. Para atingir tais objetivos recorremos aos seguintes autores: Barbosa (2010); Leher (2012); Roio (2006), dentre outros, além de pesquisas documentais. A pesquisa também expõe um pouco da história do controle político-ideológico e cultural sobre as massas e em parte na universidade brasileira neste período, espaços estes que deveriam ser desenvolvidas a livre manifestação do pensamento, reflexões sobre a sociedade vigente e a produção do saber. Também é abordado sobre a militarização nos diferentes espaços educacionais e pedagógicos, cerceando a liberdade dos alunos e professores ao livre pensamento crítico, além da implantação de programas tecnicistas e alienantes impostos na manutenção da ordem capitalista, preparando-os como mão de obra ao mercado de trabalho, Lei 5692/71. [...]pt_BR
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