Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41402
Tipo: Artigo de Evento
Título: Avaliação curricular do Curso de Enfermagem de uma Universidade Federal no enfoque semântico
Autor(es): Costa, Líllian de Queiroz
Cavalcante, Maria Beatriz de Paula Tavares
Alves, Maria Dalva Santos
Palavras-chave: Enfermagem;Avaliação do ensino;Ciclo vital no processo saúde doença
Data do documento: 2008
Citação: COSTA, Líllian de Queiroz; CAVALCANTE, Maria Beatriz de Paula Tavares; ALVES, Maria Dalva Santos. Avaliação curricular do Curso de Enfermagem de uma Universidade Federal no enfoque semântico. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20-22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 2087-2095.
Resumo: O curso de enfermagem da universidade em estudo iniciou seu funcionamento em 1º de março de 1976. Surgiu no interior de uma Instituição, que congregava unidades universitárias já consolidadas em muitos aspectos da vida acadêmica. Algumas como as da área de saúde, já contavam, em 1976, com 50 ou mais anos de existência. Seria de se esperar, portanto, que o novo Curso adotasse o modelo pedagógico vigente a época para o ensino na saúde; seria naturalmente o caminho a ser seguido pela mais nova unidade a se integrar à estrutura universitária (BARROSO, 1992). Era um modelo centrado na doença, um currículo centrado no indivíduo doente no hospital. Ao contrário, o modelo pretendido deveria contemplar uma linha preventiva, o homem em seus contextos de vida, vivenciando o ciclo vital no processo saúde doença (BARROSO; COSTA; VARELA, 2006).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41402
ISBN: 9788589872423
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_eve_lqcosta.pdf735,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.