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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41374
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Mota, Mabelle Maia | - |
dc.contributor.author | Torres, Aline Lima | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-03T18:28:09Z | - |
dc.date.available | 2019-05-03T18:28:09Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | MOTA, Mabelle Maia; TORRES, Aline Lima. Profissionalização docente no Brasil: uma reflexão sobre o caso educação física. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - ECHE, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - ENHIME, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: IMPRECE, 2014. p. 879-889. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-8126-065-5 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41374 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IMPRECE | pt_BR |
dc.subject | Profissionalização docente | pt_BR |
dc.subject | Concepções educacionais | pt_BR |
dc.subject | Organização docente | pt_BR |
dc.subject | Educação Física no Brasil | pt_BR |
dc.title | Profissionalização docente no Brasil: uma reflexão sobre o caso educação física | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Escolher momentos históricos importantes sobre a profissionalização docente no Brasil é uma tarefa árdua. A história da educação brasileira está repleta de componentes que exerceram influências sobre seus caminhos como a política, as condições sociais, as relações de moral e outras questões que permearam os avanços e retrocessos na profissionalização docente. Objetivamos com esse artigo refletir sobre a relação entre os fatores que compõem a história da profissão de professor e como ela permeia a Educação Física no Brasil. Por estarmos pesquisando assuntos relativos à esta profissão e vivenciarmos situações diárias relativas à prática docente, resolvemos suscitar fatos históricos importantes dessa área. Nóvoa (1987) apud Gondra; Schueler (2008) classifica alguns estágios da profissionalização docente: o professor que encara a profissão com dedicação exclusiva ou como ocupação principal, o surgimento da legislação sob a forma de diploma ou licença para o exercício, a criação de instituições específicas para formação e em tempo razoável e a constituição de representatividades do grupo profissional que foram importantes no desenvolvimento profissional em geral. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2014_eve_mmmotaaltorres.pdf | 2,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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