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dc.contributor.authorMota, Mabelle Maia-
dc.contributor.authorTorres, Aline Lima-
dc.date.accessioned2019-05-03T18:28:09Z-
dc.date.available2019-05-03T18:28:09Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationMOTA, Mabelle Maia; TORRES, Aline Lima. Profissionalização docente no Brasil: uma reflexão sobre o caso educação física. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - ECHE, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - ENHIME, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: IMPRECE, 2014. p. 879-889.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-8126-065-5-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41374-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIMPRECEpt_BR
dc.subjectProfissionalização docentept_BR
dc.subjectConcepções educacionaispt_BR
dc.subjectOrganização docentept_BR
dc.subjectEducação Física no Brasilpt_BR
dc.titleProfissionalização docente no Brasil: uma reflexão sobre o caso educação físicapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEscolher momentos históricos importantes sobre a profissionalização docente no Brasil é uma tarefa árdua. A história da educação brasileira está repleta de componentes que exerceram influências sobre seus caminhos como a política, as condições sociais, as relações de moral e outras questões que permearam os avanços e retrocessos na profissionalização docente. Objetivamos com esse artigo refletir sobre a relação entre os fatores que compõem a história da profissão de professor e como ela permeia a Educação Física no Brasil. Por estarmos pesquisando assuntos relativos à esta profissão e vivenciarmos situações diárias relativas à prática docente, resolvemos suscitar fatos históricos importantes dessa área. Nóvoa (1987) apud Gondra; Schueler (2008) classifica alguns estágios da profissionalização docente: o professor que encara a profissão com dedicação exclusiva ou como ocupação principal, o surgimento da legislação sob a forma de diploma ou licença para o exercício, a criação de instituições específicas para formação e em tempo razoável e a constituição de representatividades do grupo profissional que foram importantes no desenvolvimento profissional em geral. [...]pt_BR
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