Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41358
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorViera, Meiriane Costa Lázaro Monteiro-
dc.contributor.authorRibeiro, Ana Paula de Medeiros-
dc.contributor.authorMarques, Cláudio de Albuquerque-
dc.date.accessioned2019-05-03T14:33:09Z-
dc.date.available2019-05-03T14:33:09Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationVIEIRA, Meiriane Costa Lázaro Monteiro; RIBEIRO, Ana Paula de Medeiros; MARQUES, Cláudio de Albuquerque. A necessidade da avaliação da consciência fonológica em nível de alfabetização. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20-22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 1751-1758.pt_BR
dc.identifier.isbn9788589872423-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41358-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFCpt_BR
dc.subjectLer e escreverpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPrograma Alfabetização na Idade Certa (PAIC)pt_BR
dc.titleA necessidade da avaliação da consciência fonológica em nível de alfabetizaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrPara ler e escrever exige-se que o alfabetizando compreenda o sistema de crítica alfabética. Assim, a aprendizagem do sistema alfabético de leitura e de escrita pressupõe a habilidade de decompor e compor os sons da fala. Existe uma correlação positiva entre a consciência fonológica e a aprendizagem posterior em leitura. Desta forma, torna-se relevante a avaliação da consciência fonológica para o progresso futuro em leitura e em escrita. Entretanto, as avaliações hoje realizadas em nível de alfabetização (Provinha Brasil, SPAECE-Alfa e PAIC), não vêm contemplando as verdadeiras necessidades da avaliação da consciência fonológica. Dentre todos os programas, o Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) é o que tem mostrado maior preocupação e interesse em construir itens cujos descritores pretendem avaliara consciência fonológica. Ademais, diferencia-se dos outros por trazer uma proposta de intervenção a partir do conhecimento dos resultados da avaliação. [...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_eve_mclmvieira.pdf643,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.