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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41358
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Viera, Meiriane Costa Lázaro Monteiro | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Ana Paula de Medeiros | - |
dc.contributor.author | Marques, Cláudio de Albuquerque | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-03T14:33:09Z | - |
dc.date.available | 2019-05-03T14:33:09Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Meiriane Costa Lázaro Monteiro; RIBEIRO, Ana Paula de Medeiros; MARQUES, Cláudio de Albuquerque. A necessidade da avaliação da consciência fonológica em nível de alfabetização. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20-22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 1751-1758. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9788589872423 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41358 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UFC | pt_BR |
dc.subject | Ler e escrever | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) | pt_BR |
dc.title | A necessidade da avaliação da consciência fonológica em nível de alfabetização | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Para ler e escrever exige-se que o alfabetizando compreenda o sistema de crítica alfabética. Assim, a aprendizagem do sistema alfabético de leitura e de escrita pressupõe a habilidade de decompor e compor os sons da fala. Existe uma correlação positiva entre a consciência fonológica e a aprendizagem posterior em leitura. Desta forma, torna-se relevante a avaliação da consciência fonológica para o progresso futuro em leitura e em escrita. Entretanto, as avaliações hoje realizadas em nível de alfabetização (Provinha Brasil, SPAECE-Alfa e PAIC), não vêm contemplando as verdadeiras necessidades da avaliação da consciência fonológica. Dentre todos os programas, o Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) é o que tem mostrado maior preocupação e interesse em construir itens cujos descritores pretendem avaliara consciência fonológica. Ademais, diferencia-se dos outros por trazer uma proposta de intervenção a partir do conhecimento dos resultados da avaliação. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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