Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41334
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | O retorno da filosofia no ensino médio |
Autor(es): | Andrade Filho, João Batista de |
Palavras-chave: | Filosofia;Ensino Médio;Disciplina;Currículo educacional básico |
Data do documento: | 2014 |
Instituição/Editor/Publicador: | IMPRECE |
Citação: | ANDRADE FILHO, João Batista de. O retorno da filosofia no ensino médio. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - ECHE, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - ENHIME, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: IMPRECE, 2014. p. 856-866. |
Resumo: | Ao falarmos do retorno da Filosofia ao Ensino Médio no sistema escolar brasileiro necessariamente pressupõe-se que falemos de sua saída. O presente artigo procura colocar na pauta das discussões se o Regime Militar instaurado no Brasil em 1964 é realmente o responsável pela retirada da disciplina de filosofia do currículo educacional básico. Entendemos que, em muitos casos, a tendência de culpabilizar este ou outro setor da política nacional acaba por desvirtuar um problema que até hoje não encontrou solução na educação brasileira que é o que se relaciona a um currículo escolar desnivelado, tendencioso que privilegia esta ou aquela disciplina em detrimento de outras. Um currículo escolar que expressa a correlação de forças desde a sua gestação e reproduzido ininterruptamente ao longo de décadas. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41334 |
ISBN: | 978-85-8126-065-5 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_eve_jbandradefilho.pdf | 2,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.