Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41334
Tipo: Artigo de Evento
Título: O retorno da filosofia no ensino médio
Autor(es): Andrade Filho, João Batista de
Palavras-chave: Filosofia;Ensino Médio;Disciplina;Currículo educacional básico
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: IMPRECE
Citação: ANDRADE FILHO, João Batista de. O retorno da filosofia no ensino médio. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - ECHE, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - ENHIME, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: IMPRECE, 2014. p. 856-866.
Resumo: Ao falarmos do retorno da Filosofia ao Ensino Médio no sistema escolar brasileiro necessariamente pressupõe-se que falemos de sua saída. O presente artigo procura colocar na pauta das discussões se o Regime Militar instaurado no Brasil em 1964 é realmente o responsável pela retirada da disciplina de filosofia do currículo educacional básico. Entendemos que, em muitos casos, a tendência de culpabilizar este ou outro setor da política nacional acaba por desvirtuar um problema que até hoje não encontrou solução na educação brasileira que é o que se relaciona a um currículo escolar desnivelado, tendencioso que privilegia esta ou aquela disciplina em detrimento de outras. Um currículo escolar que expressa a correlação de forças desde a sua gestação e reproduzido ininterruptamente ao longo de décadas. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41334
ISBN: 978-85-8126-065-5
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_jbandradefilho.pdf2,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.