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Tipo: TCC
Título: A comunicação em libras: percepções de secretários executivos no atendimento à pessoa surda
Autor(es): Franco, Myrella Dias
Orientador: Barros, Conceição de Maria Pinheiro
Palavras-chave: Comunicação em Libras;Atendimento ao surdo;Secretário Executivo;Libras
Data do documento: 2018
Citação: FRANCO, Myrella Dias. A comunicação em libras: percepções de secretários executivos no atendimento à pessoa surda. 2018. 62 f. Monografia (graduação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade,Curso de Secretariado Executivo, Fortaleza, 2018.
Resumo: Diante das transformações no contexto brasileiro, enquanto muito se argumenta em favor da diversidade e inclusão social, deve-se levar em consideração as necessidades que surgem no âmbito das profissões, inserindo-se o Secretário Executivo, tendo em vista que uma de suas atividades refere-se ao atendimento ao público. Este estudo buscou responder a seguinte questão norteadora: Quais são os desafios enfrentados pelo secretário executivo no atendimento à pessoa surda? Este trabalho tem como objetivo geral analisar a percepção do secretário executivo acerca dos desafios no atendimento à pessoa surda e como objetivos específicos identificar as demandas por atendimento à pessoa surda na atuação do secretário executivo, conhecer as percepções do secretário executivo acerca do atendimento à pessoa surda, discutir a relevância da qualificação de secretários executivos para a inclusão do surdo. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa e descritiva, tendo como técnica a entrevista individual e como instrumento de coleta de dados um roteiro direcionado a quatro secretárias executivas que atuam na Universidade Federal do Ceará. Para interpretar as informações foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo. Concluiu-se que as secretárias executivas consideram como desafio do atendimento à pessoa surda a necessidade de busca por qualificação para melhorar a comunicação com o público surdo. A falta do conhecimento e uso da língua de sinais tem sido uma barreira que prejudica a eficiência do seu atendimento. Devido às formas de socialização diferentes, ainda falta para esse profissional a aceitação da Libras como meio de comunicação e interação com o público surdo. Resta ainda, a valorização da língua de sinais e a prioridade deste conhecimento para a sua qualificação profissional.
Abstract: Ante las transformaciones en el contexto brasileño, mientras mucho se argumenta en favor de la diversidad e inclusión social, se debe tener en consideración, las necesidades que surgen en el ámbito de las profesiones insertándose el Secretario Ejecutivo, teniendo en cuenta que una de sus actividades se refiere a la atención al público. Este estudio buscó responder la siguiente cuestión orientadora: ¿Cuáles son los desafíos enfrentados por el secretario ejecutivo en la atención a la persona sorda? Este trabajo tiene como objetivo general analizar la percepción del secretario ejecutivo acerca de los desafíos en la atención a la persona sorda y como objetivos específicos identificar las demandas por atención a la persona sorda en la actuación del secretario ejecutivo, conocer las percepciones del secretario ejecutivo acerca de la atención a la persona sorda, discutir la relevancia de la calificación de secretarios ejecutivos para la inclusión del sordo. Para eso, se desarrolló una investigación cualitativa y descriptiva, teniendo como técnica la entrevista individual y como instrumento de recoger datos un guión dirigido a cuatro secretarias ejecutivas que actúan en la Universidad Federal de Ceará. Para interpretar las informaciones se utilizó la técnica de Análisis del Contenido. Se concluyó que las secretarias ejecutivas consideran como desafío de la atención a la persona sorda la necesidad de búsqueda por cualificación para mejorar la comunicación con el público sordo. La falta de conocimiento y uso de la lengua de signos ha sido una barrera que perjudica la eficiencia de su atención. Debido a las formas de socialización diferentes, todavía falta para ese profesional la aceptación de la Libras como medio de comunicación e interacción con el público sordo. Además, la valorización de la lengua de signos y la prioridad de este conocimiento para su cualificación profesional.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41320
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