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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41311
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Batista, Francisco Cleiton Cardoso | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-02T17:18:04Z | - |
dc.date.available | 2019-05-02T17:18:04Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | BATISTA, Francisco Cleiton Cardoso. Reflexões elementares sobre teoria e prática dos conceitos e do ensino de texto. Inventário, Salvador, n. 21, p. 87-98, jul. 2018. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-1347 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41311 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UFBA | pt_BR |
dc.subject | Texto | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Prática | pt_BR |
dc.title | Reflexões elementares sobre teoria e prática dos conceitos e do ensino de texto | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho discorre, ainda que de maneira sintetizada, sobre teoria e prática dos conceitos e do ensino de texto. Isso com a finalidade de chamar a atenção para a importância de os professores (direciona-se aqui, principalmente, aos professores da Educação Básica) conhecerem tais conceitos a fim de que, a partir disso, direcionem suas práticas pedagógicas. Tendenciamos aqui a apresentar e discutir conceitos presentes nos mais diversos materiais que expõem alguma coisa a respeito do conceito de texto, desde os simples dicionários escolares até os dicionários de linguística. Apesar de apresentarmos concepções diversas de texto, visto que o propósito é exatamente mostrarmos e comentarmos os materiais a que professores e alunos de língua materna estão expostos, apresentaremos e discutiremos – também, e, sobretudo –, os conceitos presentes no Funcionalismo Linguístico e na Linguística Textual. Assim, retomaremos discussões presentes em Halliday (1976, apud CHARAUDEAU; MAINGUENAU, 2016), Beaugrande (1997, apud MARCUSCHI, 2008), Marcuschi (2008); Koch (2014), Antunes (2009), Cavalcante e Custódio Filho (2010), entre outros. Nosso interesse é, acima de tudo, discutir como essas teorias estão influenciando o ensino de língua materna (neste caso, Língua Portuguesa), sobretudo na Educação Básica. Desse modo, defende-se aqui a necessidade de um equilíbrio na prática docente, de modo a entender que o texto é composto de material linguístico e extralinguístico, ambos importantes no e para o processo de desenvolvimento e prática da linguagem. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PROFLETRAS - Artigos publicados em revistas científicas |
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