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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41309
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Sousa, Maria da Glória Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-02T17:16:02Z | - |
dc.date.available | 2019-05-02T17:16:02Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Maria da Glória Ferreira de. Traços da culpa: uma leitura alegórica da repressão feminina em Lucíola. Inventário, Salvador, n. 17, dez. 2015. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-1347 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41309 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UFBA | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alegoria | pt_BR |
dc.subject | Repressão | pt_BR |
dc.subject | Lucíola | pt_BR |
dc.title | Traços da culpa: uma leitura alegórica da repressão feminina em Lucíola | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | : Considerada uma das vozes mais importantes do nosso Romantismo, José de Alencar foi dono de várias facetas literárias capazes de fazer seus leitores viajarem por todo o Brasil e de se imiscuírem de alguns dos melhores traços de nossa nacionalidade. É fato que a natureza plural de sua obra constituía parte de um projeto maior, a tentativa de captar nossa brasilidade, não podendo, portanto, abrir mão de importantes aspectos de nossa história. Com base nessa premissa, este artigo objetiva atentar para a repressão e penalizações sofridas pela protagonista do romance Lucíola, estas provenientes de um largo processo de culpabilização, como alegorias de uma sociedade coercitiva da liberdade/sexualidade feminina – tal foi a sociedade do século XIX, com reproduções desses padrões na contemporaneidade. Ressalta-se que a concepção de alegoria de Walter Benjamin atuará como paradigma nessa empreitada, uma vez que essa forma de representação, histórica e dialética ajusta-se plenamente aos propósitos aqui delineados. Também, para que uma maior elucidação sobre a reconstituição de Lucíola enquanto alegoria seja alcançada, um contraponto à concepção de símbolo será necessária, considerando que esse foi tomado pelos românticos como a verdadeira forma de expressão capaz de captar o Todo. Entende-se aqui, portanto, que a alegoria se constitui como forma mais eficaz de interpretação de um mundo com o qual o homem já não pode se integrar totalmente. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGL - Artigos publicados em revistas científicas |
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