Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41309
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Maria da Glória Ferreira de-
dc.date.accessioned2019-05-02T17:16:02Z-
dc.date.available2019-05-02T17:16:02Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSOUSA, Maria da Glória Ferreira de. Traços da culpa: uma leitura alegórica da repressão feminina em Lucíola. Inventário, Salvador, n. 17, dez. 2015.pt_BR
dc.identifier.issn1679-1347-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41309-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFBApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlegoriapt_BR
dc.subjectRepressãopt_BR
dc.subjectLucíolapt_BR
dc.titleTraços da culpa: uma leitura alegórica da repressão feminina em Lucíolapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbr: Considerada uma das vozes mais importantes do nosso Romantismo, José de Alencar foi dono de várias facetas literárias capazes de fazer seus leitores viajarem por todo o Brasil e de se imiscuírem de alguns dos melhores traços de nossa nacionalidade. É fato que a natureza plural de sua obra constituía parte de um projeto maior, a tentativa de captar nossa brasilidade, não podendo, portanto, abrir mão de importantes aspectos de nossa história. Com base nessa premissa, este artigo objetiva atentar para a repressão e penalizações sofridas pela protagonista do romance Lucíola, estas provenientes de um largo processo de culpabilização, como alegorias de uma sociedade coercitiva da liberdade/sexualidade feminina – tal foi a sociedade do século XIX, com reproduções desses padrões na contemporaneidade. Ressalta-se que a concepção de alegoria de Walter Benjamin atuará como paradigma nessa empreitada, uma vez que essa forma de representação, histórica e dialética ajusta-se plenamente aos propósitos aqui delineados. Também, para que uma maior elucidação sobre a reconstituição de Lucíola enquanto alegoria seja alcançada, um contraponto à concepção de símbolo será necessária, considerando que esse foi tomado pelos românticos como a verdadeira forma de expressão capaz de captar o Todo. Entende-se aqui, portanto, que a alegoria se constitui como forma mais eficaz de interpretação de um mundo com o qual o homem já não pode se integrar totalmente.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_art_mgfsousa.pdf291,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.