Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41307
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Um quarto com vista e as artes da adaptação |
Autor(es): | Souza, José Ailson Lemos de |
Palavras-chave: | Adaptação;James Ivory;E. M. Forster |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | UFBA |
Citação: | SOUZA, José Ailson Lemos de. Um quarto com vista e as artes da adaptação. Inventário, Salvador, n. 19, dez. 2016. |
Resumo: | A partir do conceito de que o processo de adaptação extrapola as relações entre textofonte e texto-adaptado, discorro sobre Uma Janela para o Amor (1985), filme de James Ivory, adaptado do romance Um Quarto com Vista (1908), de E. M. Forster. Considero brevemente alguns conceitos e perspectivas recentes sobre adaptação e transmidialidade presentes em Rajewsky (2012), Hutcheon (2013) e Schober (2013), com destaque para a ideia de que mídias, textos, contextos cultural, de produção e recepção estão conectados em uma rede complexa e dinâmica, aberta a associações momentâneas. A análise enfoca o recurso ao discurso sobre as artes para problematizar as estruturas de dominação entre os gêneros no romance de Forster, e as diversas expressões artísticas, como pintura, ilustração, música e cinema mudo, que cumprem função dupla no filme de Ivory. Além de reconfigurar o texto de Forster a partir de experiências e visões do diretor, tal recurso tornou-se uma convenção de gênero dos filmes de herança, relacionado às condições materiais dos realizadores, como os baixos orçamentos. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41307 |
ISSN: | 1679-1347 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_art_jalsouza.pdf | 604,12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.