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Tipo: TCC
Título: A percepção dos secretários executivos do Instituto do Câncer do Ceará (ICC) sobre a contribuição das ferramentas de gestão da qualidade para a melhoria dos processos organizacionais
Autor(es): Serpa, Edneide Oliveira
Orientador: Sousa, Elaine Freitas de
Palavras-chave: Gestão da Qualidade;Ferramentas da Qualidade;Gestão Secretarial
Data do documento: 2018
Citação: SERPA, Edneide Oliveira. A percepção dos secretários executivos do Instituto do Câncer do Ceará (ICC) sobre a contribuição das ferramentas de gestão da qualidade para a melhoria dos processos organizacionais. 2018. 96 f. Monografia (graduação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade,Curso de Secretariado Executivo, Fortaleza, 2018.
Resumo: A partir das constantes transformações advindas do processo de globalização, as organizações passaram a adotar programas de gestão da qualidade, a fim de estreitar as relações com seus stakeholders. Ao explanar o uso de ferramentas da qualidade pelos diferentes níveis hierárquicos, torna-se interessante entender como elas podem contribuir para a melhoria contínua dos processos, a partir da percepção de profissionais de Secretariado Executivo, categoria que vem ganhando espaço dentro das organizações como agente facilitador de mudanças, a partir de seu perfil multifuncional e de suas competências gerenciais, voltadas ao pensamento criativo e inovação nos processos. O objetivo geral desta pesquisa é identificar a percepção de profissionais de Secretariado Executivo, que atuam no Instituto do Câncer do Ceará (ICC), sobre a contribuição das ferramentas de gestão da qualidade para a melhoria dos processos organizacionais. Como objetivos específicos, busca-se identificar quais são as ferramentas de gestão da qualidade mais utilizadas na rotina organizacional do ICC; além de medir o grau de conhecimento, compreensão e de utilização dessas ferramentas pelos secretários do Instituto e investigar como os esses profissionais participam dos processos estratégicos de melhoria da qualidade. A pesquisa apresenta tópicos referentes a conceituação e evolução do processo de qualidade nas organizações, expõe as linhas de pensamento dos principais estudiosos sobre o tema e apresenta os principais métodos e ferramentas da qualidade existentes. Foi abordada, ainda, a temática da gestão na perspectiva secretarial, apresentando o processo evolutivo da profissão, as Diretrizes Curriculares, o Código 2353 do CBO e alguns estudos sobre as competências gerenciais desenvolvidas pelo Secretário Executivo. A pesquisa possui caráter descritivo, abordagem mista (qualitativa-quantitativa) e utilizou a pesquisa de campo como técnica de coleta de dados por meio de uma entrevista semiestruturada e um questionário semiaberto, onde os dados coletados foram tratados por meio de análise de conteúdo, como forma de mensurar a percepção do Superintendente de Processos e Qualidade e dos seis Secretários Executivos que atuam no ICC, sobre o tema gestão da qualidade na rotina organizacional. Os resultados obtidos apontam que todos os secretários pesquisados utilizam em suas rotinas, algum tipo de método ou ferramenta da qualidade apontada pelo Superintendente, principalmente àquelas voltadas para a organização, planejamento de atividades, processos e administração do tempo, a exemplo: o brainstorming, o fluxograma, o 5W2H e o Diagrama de Causa e Efeito, além de ferramentas online como o Trello e o Bizagi. A maioria dos secretários costumam participar de reuniões estratégicas para alinhamento de informações e para tomada de decisões. Em pesquisas futuras, recomenda-se o estudo da percepção do profissional de Secretariado Executivo sobre a Gestão, não somente da qualidade, mas explorando outras vertentes, como a Gestão de Projetos e a Gestão de Pessoas, ambas citadas nesta pesquisa como pertencentes ao know how deste profissional.
Abstract: Fromtheconstanttransformationsresultingfromtheglobalizationprocess, organizationsbegantoadoptquality management programs in ordertostrengthentheirrelationswiththeir stakeholders. When explainingthe use of quality tools bythedifferenthierarchicallevels, it isinterestingtounderstandhowtheycancontributetothecontinuousimprovement of the processes, fromtheperception of professionals in theExecutiveSecretariat, a categorythathasbeengainingspacewithinorganizations as a facilitatingagent of thechanges, fromtheirmultifunctional profile andtheirmanagerialcompetences, focusedonthecreativethinkingandinnovation in the processes. The general objective of thisresearchistoidentifytheperception of professionals of theExecutiveSecretariat, whoworkattheInstitute of Cancer of Ceará (ICC), onthecontribution of quality management tools totheimprovement of organizational processes. As specificobjectives, weseektoidentifywhich are themostusedquality management tools in the ICC organizationalroutine; in additiontomeasuringthedegree of knowledge, understandingand use of these tools bythe secretaries of theInstituteandinvestigatinghowtheseprofessionalsparticipate in thestrategic processes of qualityimprovement. The researchpresentstopicsrelatedtotheconceptualizationandevolution of thequalityprocess in theorganizations, exposesthelines of thought of themain scholars onthesubjectandpresentsthemainmethodsand tools of theexistingquality. It wasalsoaddressedthe management theme in the secretarial perspective, presentingtheevolutionaryprocess of theprofession, the Curricular Guidelines, Code 2353 of the CBO and some studiesonthemanagerialcompetenciesdevelopedbytheExecutiveSecretary. The researchwasdescriptive, mixed (qualitative-quantitative) approach andusedthefieldresearch as a data collectiontechniquethrough a semi-structured interview and a semi-openquestionnaire, wherethe data collectedweretreatedthroughcontentanalysis, such as way of measuringtheperception of theSuperintendent of Processes andQualityandthesixExecutive Secretaries thatwork in the ICC, onthetopic of quality management in theorganizationalroutine. The results show thatalltheresearched secretaries use in theirroutines, some kind of methodor tool of thequalitypointed out bytheSuperintendent, especiallythoseorientedtotheorganization, planning of activities, processes and time management, such as: brainstorming, flowchart, 5W2H andthe Cause andEffectDiagram, as well as online tools such as Trello and Bizagi. The most of the secretaries usuallyattendstrategic meetings toaligninformationandmakedecisions. In future research, it isrecommendedtostudytheExecutiveSecretariat'sperception of Management, notonly of quality, butalsoexploringotheraspects, such as Project Management and People Management, bothcited in thisresearch as belongingtotheknowhowthis professional.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41221
Aparece nas coleções:SECRETARIADO EXECUTIVO - Monografias

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