Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41199
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDrumond, Terezinha Bandeira Pimentel-
dc.contributor.authorAraújo, Raimundo Lenilde de-
dc.date.accessioned2019-04-30T15:23:23Z-
dc.date.available2019-04-30T15:23:23Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationDRUMOND, Terezinha Bandeira Pimentel; ARAÚJO, Raimundo Lenilde de. O perigo da história única: a lei 10.639/2003 e a incorporação da disciplina história da África na formação docente em história. In: ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS (ENALIC), 5.; SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID, 4.; SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (SID),11., 2-12 dez. 2014, Natal. Anais ... Natal: EDUFRN, 2014. p. 403-417. Tema: Professores em espaços de formação: mediações, práxis e saberes docentes.pt_BR
dc.identifier.issn2318 6771-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41199-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEDUFRNpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRedemocratização do Brasilpt_BR
dc.subjectQuestões etno-raciaispt_BR
dc.subjectReorganização da educação brasileirapt_BR
dc.titleO perigo da história única: a lei 10.639/2003 e a incorporação da disciplina história da África na formação docente em históriapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs mudanças advindas do processo de redemocratização do Brasil na década de 1980 instigaram debates e fizeram surgir novas indagações em torno das questões étnico-raciais, o que corroborou com o surgimento de políticas educacionais, responsáveis pela (re)organização da educação no País e pelas alterações curriculares, dentre elas o surgimento da disciplina História da África, objeto de análise desse artigo. Sendo assim, buscamos, na primeira parte do texto, contemplar as Políticas, os Decretos, e as Resoluções que aos poucos prepararam os caminhos para a implementação da Lei 10.639/03 e a obrigatoriedade da temática africana em sala de aula. Na segunda parte, priorizamos apresentar os aspectos considerados relevantes no processo de legitimação da Disciplina História da África na formação docente de História, tendo em vista a necessidade de professores competentes e capazes de trabalhar com a diversidade cultural brasileira em sala de aula.pt_BR
Aparece nas coleções:DHIS - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_tbpdrumomd.pdf574,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.