Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41140
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira, Aline Santos | - |
dc.contributor.author | Santos, Leonardo Morais dos | - |
dc.contributor.author | Soares, Emanoel Luís Roque | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-29T11:53:35Z | - |
dc.date.available | 2019-04-29T11:53:35Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Aline Santos; SANTOS, Leonardo Morais dos; SOARES, Emanoel Luís Roque. Educação e racismo: um panorama das políticas de ações afirmativas. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - ECHE, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - ENHIME, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: IMPRECE, 2014. p. 618-630. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-8126-065-5 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41140 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IMPRECE | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Identidade racial do negro | pt_BR |
dc.subject | Políticas afirmativas | pt_BR |
dc.title | Educação e racismo: um panorama das políticas de ações afirmativas | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Muitos jovens oriundos de escolas públicas, no século XXI, tiveram a oportunidade de se inserir nas universidades públicas brasileiras pelo sistema de cotas, porém muitos desses jovens cotistas tiveram dificuldades de se manter dentro dessas instituições tanto socialmente como economicamente, e em muitos momentos precisaram abrir mão de vivenciar a universidade para garantir o seu sustento e até mesmo continuar estudando. A construção da educação superior no Brasil, ao longo da história, desenvolve-se a partir de olhares elitistas, em que participação ativa nos bancos acadêmicos se restringia a estudantes brancos com um grande poder econômico e social. Não obstante, ainda hoje muitas dessas pessoas acreditam que as universidades públicas são destinadas para essa classe, porém a reservas de “cotas” para negros dentro dessas instituições começou a mudar o cenário acadêmico brasileiro. Desde 2002, entretanto, uma série de eventos vem marcando uma mudança no cenário acadêmico brasileiro. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_eve_asferreiralmsantos.pdf | 2,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.