Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41140
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Aline Santos-
dc.contributor.authorSantos, Leonardo Morais dos-
dc.contributor.authorSoares, Emanoel Luís Roque-
dc.date.accessioned2019-04-29T11:53:35Z-
dc.date.available2019-04-29T11:53:35Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationFERREIRA, Aline Santos; SANTOS, Leonardo Morais dos; SOARES, Emanoel Luís Roque. Educação e racismo: um panorama das políticas de ações afirmativas. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - ECHE, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - ENHIME, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: IMPRECE, 2014. p. 618-630.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-8126-065-5-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41140-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIMPRECEpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectIdentidade racial do negropt_BR
dc.subjectPolíticas afirmativaspt_BR
dc.titleEducação e racismo: um panorama das políticas de ações afirmativaspt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrMuitos jovens oriundos de escolas públicas, no século XXI, tiveram a oportunidade de se inserir nas universidades públicas brasileiras pelo sistema de cotas, porém muitos desses jovens cotistas tiveram dificuldades de se manter dentro dessas instituições tanto socialmente como economicamente, e em muitos momentos precisaram abrir mão de vivenciar a universidade para garantir o seu sustento e até mesmo continuar estudando. A construção da educação superior no Brasil, ao longo da história, desenvolve-se a partir de olhares elitistas, em que participação ativa nos bancos acadêmicos se restringia a estudantes brancos com um grande poder econômico e social. Não obstante, ainda hoje muitas dessas pessoas acreditam que as universidades públicas são destinadas para essa classe, porém a reservas de “cotas” para negros dentro dessas instituições começou a mudar o cenário acadêmico brasileiro. Desde 2002, entretanto, uma série de eventos vem marcando uma mudança no cenário acadêmico brasileiro. [...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_asferreiralmsantos.pdf2,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.