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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorZientarski, Clarice-
dc.date.accessioned2019-04-26T15:46:11Z-
dc.date.available2019-04-26T15:46:11Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationZIENTARSKI, Clarice (org.). SEMINÁRIO NACIONAL DA REDE MAPA, 3.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE POLÍTICA EDUCACIONAL E EMANCIPAÇÃO 1., 2018, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza.: Unoesc, 2018, 588p.Tema: As relações entre Estado, Sociedade e Educação.pt_BR
dc.identifier.issn2595 9956-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41132-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEditora Unoescpt_BR
dc.titleAnais do III Seminário Nacional da Rede MAPA e I Congresso Internacional de Política Educacional e Emancipação: as relações entre Estado, Sociedade e Educaçãopt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.description.abstract-ptbrApresentamos os Anais do III Seminário Nacional da Rede Mapa e I Congresso Internacional de Política Educacional e Emancipação: as relações entre Estado, Sociedade e Educação, realizado nos dias 21, 22 e 23 de novembro de 2018, mediante a parceria entre Rede Mapa Nacional e o Grupo de Estudos de Política Educacional e Formação de Professores – GEPGE, da Linha Trabalho e Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará – UFC. O objetivo dos textos aqui contidos é de socializar resultados dos estudos e pesquisas na área da Política Educacional e da Gestão do Ensino Público; e aprofundar o debate sobre Estado, democracia, política e gestão educacional e formação de professores. Isto posto, os eixos temáticos em torno dos quais os textos se aglutinam nestes Anais são: 1) Trabalho, práxis e educação: fundamentos educacionais; 2) Estado, sociedade e políticas educacionais; 3) Políticas e práticas de formação dos docentes e dirigentes escolares; 4) Gestão da educação básica e gestão do ensino superior: os desafios da gestão democrática; 5) Políticas educacionais, avaliação, currículo, planejamento e financiamento da educação; 6) Desafios e Dimensões Contemporâneas do Desenvolvimento e Políticas Públicas; 7) Questão Agrária, Políticas Públicas e Educação do Campo; 8) Políticas públicas e suas modalidades. Os textos estão dispostos na forma de resumos expandidos e passaram por análise e aprovação pela comissão científica. Em suma, estudos sintetizam levantamentos bibliográficos e resultados parciais e conclusivos de investigações científicas realizadas por estudantes de graduação; pós-graduação; professores da educação básica e de universidades; e outros pesquisadores vinculados a diversas instituições do Brasil e de alguns países do exterior. Os resumos expandidos consistem em uma representação atual da dinâmica da política e da gestão educacional no Brasil e de outros países e auxiliam na compreensão dos diversos fenômenos e suas determinações e relações complexas. Vemos estes Anais como uma significativa forma de socialização dos estudos aqui registrados e uma maneira de estimular o debate sobre os referidos eixos temáticos e a visão crítica da realidade.pt_BR
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