Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41089
Tipo: Artigo de Evento
Título: Por uma educação emancipatória: a educação infantil à luz da pedagogia histórico-crítica
Autor(es): Ferreira, Marcela Figueira
Guerra, Agercicleiton Coelho
Palavras-chave: Pedagogia histórico-crítica;Teoria histórico-cultural;Educação Infantil
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: FACED
Citação: FERREIRA, Marcela Figueira; GUERRA, Agercicleiton Coelho. Por uma educação emancipatória: a educação infantil à luz da pedagogia histórico-crítica. In: SEMINÁRIO NACIONAL DA REDE MAPA, 3.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE POLÍTICA EDUCACIONAL E EMANCIPAÇÃO, 1., 21-23 nov. 2018, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Unoesc, 2018. p. 91-96. Tema: As relações entre Estado, Sociedade e Educação.
Resumo: O presente trabalho apresenta a pedagogia histórico-crítica como proposta pedagógica para a educação da classe trabalhadora na educação infantil. Esta defende que a função da escola é transmitir o conhecimento acumulado historicamente pela humanidade, inclusive na educação infantil. Através de pesquisa bibliográfica e documental foi possível concluir que a pedagogia histórico-crítica reconhece o real papel da escola e a importância da transmissão de conhecimentos para classe trabalhadora desde a mais tenra idade.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41089
ISSN: 2595 9956
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_mfferreira.pdf279,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.