Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41089
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Por uma educação emancipatória: a educação infantil à luz da pedagogia histórico-crítica |
Autor(es): | Ferreira, Marcela Figueira Guerra, Agercicleiton Coelho |
Palavras-chave: | Pedagogia histórico-crítica;Teoria histórico-cultural;Educação Infantil |
Data do documento: | 2018 |
Instituição/Editor/Publicador: | FACED |
Citação: | FERREIRA, Marcela Figueira; GUERRA, Agercicleiton Coelho. Por uma educação emancipatória: a educação infantil à luz da pedagogia histórico-crítica. In: SEMINÁRIO NACIONAL DA REDE MAPA, 3.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE POLÍTICA EDUCACIONAL E EMANCIPAÇÃO, 1., 21-23 nov. 2018, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Unoesc, 2018. p. 91-96. Tema: As relações entre Estado, Sociedade e Educação. |
Resumo: | O presente trabalho apresenta a pedagogia histórico-crítica como proposta pedagógica para a educação da classe trabalhadora na educação infantil. Esta defende que a função da escola é transmitir o conhecimento acumulado historicamente pela humanidade, inclusive na educação infantil. Através de pesquisa bibliográfica e documental foi possível concluir que a pedagogia histórico-crítica reconhece o real papel da escola e a importância da transmissão de conhecimentos para classe trabalhadora desde a mais tenra idade. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41089 |
ISSN: | 2595 9956 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_eve_mfferreira.pdf | 279,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.