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dc.contributor.authorFerreira, Maria Nahir Batista-
dc.date.accessioned2019-04-25T12:14:09Z-
dc.date.available2019-04-25T12:14:09Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationFERREIRA, Maria Nahir Batista. A formação das professoras pelas filhas de Santa Tereza. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - ECHE, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - ENHIME, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: IMPRECE, 2014. p. 467-478.pt_BR
dc.identifier.isbnIMPRECE-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41058-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIMPRECEpt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectFilhas de Santa Tereza de Jesuspt_BR
dc.subjectEducação femininapt_BR
dc.subjectExercício do magistériopt_BR
dc.titleA formação das professoras pelas filhas de Santa Terezapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO trabalho se propõe, como ideia central, identificar o tipo de preparo na formação das professoras, tomando como base a atuação das Filhas de Santa Tereza de Jesus, à frente do Colégio Senhor do Bonfim, em Icó-CE, fundado em 1938, para atender a juventude feminina icoense, cabendo às Irmãs a tarefa de conduzir as jovens em sua formação. Na tessitura de a formação das professoras pelas filhas de Santa Tereza, buscamos fazer uma discussão fomentada nos escritos Guacira Louro (1997), Lopes e Galvão (2001) Lombardi e Nascimento (2004), bem como em outras referências bibliográficas sobre o tema e na pesquisa documental por meio da leitura e análise dos relatórios e atas produzidos pela Congregação. Na perspectiva da História da profissão docente, a hegemonia da Igreja no campo da formação foi favorecida, haja vista o insignificante número de escolas normais públicas no País. Mesmo, porém, com o surgimento dessas instituições, manteve-se o ideal feminino, visto que a educação feminina praticada era uma formação para o lar, pautada no desenvolvimento da relação entre instrução e casamento. Com efeito, na primeira parte do trabalho, apresentamos o curso Normal que era o locus especializado do modelo de formação praticado como instância na mediação da cultura, ou seja, espaços responsáveis pela divulgação do saber, das normas e técnicas necessárias à formação das professoras. Posteriormente, tratamos da formação das professoras, mediante a condução das Filhas de Santa Tereza, no Colégio Senhor do Bonfim, em Icó-CE,sob a observação dos ensinamentos e reflexões do modelo teresiano. Por fim, trazemos as considerações finais, pois resulta dessa investigação a ideia de que a formação das professoras estava inserida no modelo de educação feminina atrelada a uma formação moral não somente no tocante à formação feminina, mas também no ato do exercício do magistério.[...]pt_BR
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