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dc.contributor.authorCândido, Tyrone Apollo Pontes-
dc.date.accessioned2019-04-25T11:52:59Z-
dc.date.available2019-04-25T11:52:59Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationCÂNDIDO, Tyrone Apollo Pontes. Entre a migração e o trabalho: retirantes e trabalhadores de ofício em obras de socorro público (Ceará - 1877-1919). In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 26., 17-22 jul. 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: Associação Nacional de História, 2011.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 98711 08 9-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41050-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherANPUHpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstiagempt_BR
dc.subjectGovernopt_BR
dc.titleEntre a migração e o trabalho: retirantes e trabalhadores de ofício em obras de socorro público (Ceará - 1877-1919)pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrDiante da forte estiagem que atingiu o semi-árido brasileiro entre os anos de 1877 e 1879, milhares de sertanejos arruinados procuraram cidades como Fortaleza e Aracati em busca do socorro do governo. As autoridades nunca antes haviam se deparado com tão grande número de imigrantes que, ao chegarem aos centros urbanos, provocavam temores em seus habitantes. Comissões de socorros públicos foram mobilizadas para aplacar a fome dos pobres. Embarcações chegavam trazendo alimentos, enquanto outras partiam levando famílias em condições aviltantes. Fortaleza, então uma pequena urbe com cerca de 25 mil moradores, recebeu naquela seca algo próximo a 115 mil retirantes. (NEVES, 2000) A grande seca de 1877 inauguraria algumas medidas acionadas sempre quando novas estiagens voltaram a assolar o território cearense: grande número de retirantes era recrutado como operários em empreendimentos como construções de ferrovias, portos e açudes. As estradas de ferro de Baturité e de Sobral, os açudes de Quixadá e de Acarape, os portos de Camocim e de Acaraú compõe a relação das grandes obras de socorro público executadas para dar ocupação à massa de retirantes durante as secas de 1877-79, 1888-89, 1900, 1915 e 1919. [...]pt_BR
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