Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41049
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGonçalves, Thaís-
dc.date.accessioned2019-04-25T11:50:40Z-
dc.date.available2019-04-25T11:50:40Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Thaís. Dança-mundo: três registros de um corpo marcado de história. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 26., 17-22 jul. 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: Associação Nacional de História, 2011.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 98711 08 9-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41049-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherANPUHpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelação entre corpo, arte, dança e históriapt_BR
dc.subjectMomentos de dançapt_BR
dc.titleDança-mundo: três registros de um corpo marcado de históriapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrQual a relação entre corpo, arte, dança e história? Esta composição textual é feita de alguns questionamentos que são colocados em movimento a partir de três momentos históricos da dança – o balé, a dança moderna e a dança pós-moderna –, pelos quais são traçados elementos que nos ajudam a pensar noções de corpo e arte, em seus procedimentos estéticos e educacionais. Cada uma das estéticas aqui apontadas diz respeito a distintos referenciais históricos que mudaram o modo de pensar a agir da dança, do Iluminismo ao mundo contemporâneo. Cada período desloca compreensões que pareciam dadas a priori, constituídas como evidências inquestionáveis. Neste sentido, a história atravessa a dança mudando conceitos, práticas e as relações entre arte e poder. [...]pt_BR
Appears in Collections:PPGH - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011_eve_tgoncalves.pdf252,99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.