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dc.contributor.authorDias, Roberto Barros-
dc.date.accessioned2019-04-25T11:31:42Z-
dc.date.available2019-04-25T11:31:42Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationDIAS, Roberto Barros. As estratégias romanizadoras na Paraíba católica tradicional - as irmandades, a Festa das Neves e o Juazeiro do Pe. Cícero. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 26., 17-22 jul. 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: Associação Nacional de História, 2011.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 98711 08 9-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41046-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherANPUHpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConflitos religiosospt_BR
dc.subjectIgreja católicapt_BR
dc.subjectFanatismo e sincretismo religiosopt_BR
dc.titleAs estratégias romanizadoras na Paraíba católica tradicional - as irmandades, a Festa das Neves e o Juazeiro do Pe. Cíceropt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrSe o conflito externo à Igreja, na Paraíba, durante o bispado de Dom Adauto, 1894-1914, não se configurou com proporções relevantes, o mesmo não se pode dizer do conflito que o processo de romanização provocou no interior da Igreja. Na medida em que a ortodoxia romana se consolidava, a ação da Igreja se tornava mais clerical e menos popular. Houve, no Brasil e na Paraíba, ações da hierarquia da Igreja com o propósito de reduzir a liberdade das expressões populares da religião. Isso mostra que, no cerne da reforma católica, a partir do século XVIII, estavam as mudanças das práticas religiosas que não se adequavam às orientações romanas. Desta forma, a religiosidade popular passou a ser vista sob suspeita de fanatismo, sincretismo e exageros. Para se entender melhor a “suspeita” sobre a religiosidade popular, é preciso compreender a situação da prática religiosa antes da romanização. A Igreja (o catolicismo) da Colônia e Monarquia brasileira caracterizavam-se por uma acentuada participação e liderança laica. Por isso os bispos reformadores se empenharam para substituir o catolicismo de aspecto laico por um catolicismo segundo o modelo romano, universal.[...]pt_BR
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