Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41043
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alves, Raquel da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-25T11:22:31Z | - |
dc.date.available | 2019-04-25T11:22:31Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Raquel da Silva. Formas de contar a história: a narração das histórias do Ceará na obra de Eusébio de Sousa. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 26., 17-22 jul. 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: Associação Nacional de História, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978 85 98711 08 9 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41043 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | ANPUH | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | História do Ceará | pt_BR |
dc.subject | Metodologia de ensino | pt_BR |
dc.title | Formas de contar a história: a narração das histórias do Ceará na obra de Eusébio de Sousa | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente artigo tem como objetivo analisar o uso da narração de histórias como mecanismo de ensino da História do Ceará para crianças nas décadas de 1920 e 1930. Esse texto faz parte do projeto de doutoramento cuja proposta é analisar o ensino de História para as series iniciais compondo o programa de Humanidades nas escolas cearenses1 . A pesquisa pontua-se na discussão encontrada no programa de estudos do concurso para professoras primárias do Estado do Ceará ocorrido em 19242 . O que se percebe, ao analisar esse currículo são algumas indagações a respeito do método (SCHMIDT, 2006). a ser utilizado em sala de aula, sendo ele considerado fundamental para o exercício das aulas ministradas na rede pública de ensino. A fonte aponta a seguinte interrogação: seria adequado o ensino da História na escola primária?A partir desse questionamento, construído através do estabelecimento de uma metodologia para esse ensino, busca-se refletir como eram atribuídos significados para a presença do estudo de História na sala de aula e se isso era pensado levando em consideração os temas abordados pela ciência histórica. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGH - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_eve_rsalves.pdf | 228,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.