Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41043
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlves, Raquel da Silva-
dc.date.accessioned2019-04-25T11:22:31Z-
dc.date.available2019-04-25T11:22:31Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationALVES, Raquel da Silva. Formas de contar a história: a narração das histórias do Ceará na obra de Eusébio de Sousa. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 26., 17-22 jul. 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: Associação Nacional de História, 2011.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 98711 08 9-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41043-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherANPUHpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória do Cearápt_BR
dc.subjectMetodologia de ensinopt_BR
dc.titleFormas de contar a história: a narração das histórias do Ceará na obra de Eusébio de Sousapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo tem como objetivo analisar o uso da narração de histórias como mecanismo de ensino da História do Ceará para crianças nas décadas de 1920 e 1930. Esse texto faz parte do projeto de doutoramento cuja proposta é analisar o ensino de História para as series iniciais compondo o programa de Humanidades nas escolas cearenses1 . A pesquisa pontua-se na discussão encontrada no programa de estudos do concurso para professoras primárias do Estado do Ceará ocorrido em 19242 . O que se percebe, ao analisar esse currículo são algumas indagações a respeito do método (SCHMIDT, 2006). a ser utilizado em sala de aula, sendo ele considerado fundamental para o exercício das aulas ministradas na rede pública de ensino. A fonte aponta a seguinte interrogação: seria adequado o ensino da História na escola primária?A partir desse questionamento, construído através do estabelecimento de uma metodologia para esse ensino, busca-se refletir como eram atribuídos significados para a presença do estudo de História na sala de aula e se isso era pensado levando em consideração os temas abordados pela ciência histórica. [...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGH - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_eve_rsalves.pdf228,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.