Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41038
Tipo: Artigo de Evento
Título: Ação política e renovação da cultura escolar dos jesuítas portugueses no nordeste do Brasil no século XX
Autor(es): Cavalcante, Maria Juraci Maia
Palavras-chave: Companhia de Jesus;Missão Setentrional da Província Portuguesa Dispersa;Brasil Colônia
Data do documento: 2011
Instituição/Editor/Publicador: ANPUH
Citação: CAVALCANTE, Maria Juraci Maia. Ação política e renovação da cultura escolar dos jesuítas portugueses no nordeste do Brasil no século XX. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 26., 17-22 jul. 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: Associação Nacional de História, 2011.
Resumo: Em função da expulsão da Companhia de Jesus pelos republicanos, juntamente com todas as outras ordens religiosas de Portugal, é concebida e iniciada a Missão Setentrional da Província Portuguesa Dispersa, dirigida a vários lugares de destino, entre os quais estaria a antiga colônia do Brasil, onde a Companhia de Jesus baseara grande parte do seu projecto de cristianização, no período colonial. Segundo a memória histórica dos jesuítas, como é o caso de AZEVEDO(1986), que apresentaremos aqui de modo conciso, porém detalhado, a decisão de migrar para o Brasil, no início do século XX, conta com o forte apoio de figuras do Clero da Bahia, onde a Ordem viria a fundar o Colégio António Vieira e a sede da Província dos Jesuítas Portugueses, na cidade de Salvador, estendendo-a depois para Belém do Pará, São Luís do Maranhão e Recife, em Pernambuco – com o apoio de Dom Sebastião Leme da Silveira e Cintra, seu Bispo - onde fundam o Colégio Manoel da Nóbrega e uma Residência. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41038
ISBN: 978 85 98711 08 9
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGH - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_eve_mjmcavalcante.pdf207,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.