Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41037
Tipo: Artigo de Evento
Título: Feminismo, consciência de si e estratégias de resistência ao estado novo em Portugal: a viagem de Maria Lamas ao encontro das trabalhadoras no livro “As mulheres do meu país” (1948-1950)
Autor(es): Almeida, Luciana Andrade de
Palavras-chave: Governabilidade;Regime autoritário em Portugal;Ditadura
Data do documento: 2011
Instituição/Editor/Publicador: ANPUH
Citação: ALMEIDA, Luciana Andrade de. Feminismo, consciência de si e estratégias de resistência ao estado novo em Portugal: a viagem de Maria Lamas ao encontro das trabalhadoras no livro “As mulheres do meu país” (1948-1950). In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 26., 17-22 jul. 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: Associação Nacional de História, 2011.
Resumo: A ascensão de Oliveira Salazar ao governo, no seguimento do golpe militar de 1926, conduz ao processo de instauração de um regime autoritário em Portugal, que persistiria até 1974 em uma longa experiência de ditadura. O Salazarismo não se assume autoritário de início, mas reflete o momento em que outras ditaduras se fizeram notar em toda a Europa. A Constituição aprovada em 1933 traça as diretrizes do regime, conhecido por Estado Novo, sustentado ideologicamente por um pensamento católico, nacionalista e antiliberal. “Deus, Pátria e Família” eram as palavras de ordem. Estas e outras ideias foram colocadas a serviço do combate de urgentes ameaças, como o comunismo, o republicanismo e o feminismo – que naquele período assumiu formas como o republicano, o maçônico, o anarquista, o católico. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41037
ISBN: 978 85 98711 08 9
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGH - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_eve_laalmeida.pdf373,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.