Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41005
Tipo: Artigo de Evento
Título: Os escravos Simão e sua mulher Luiza, o direito de se fazerem livres
Autor(es): Sousa, Francisco Fabiano Barros de
Palavras-chave: Escravatura;Escravos - Ceará
Data do documento: 2011
Instituição/Editor/Publicador: ANPUH
Citação: SOUSA, Francisco Fabiano Barros de. Os escravos Simão e sua mulher Luiza, o direito de se fazerem livres. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 26., 17-22 jul. 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: Associação Nacional de História, 2011.
Resumo: O artigo a seguir, faz parte de uma pesquisa em desenvolvimento no Curso de Mestrado em História Social da UFC , que visa ponderar sobre o processo de constituição das famílias escravas no sertão quixadaense, analisando suas características específicas entre os períodos de 1870, ano em que Quixadá assumiu sua autonomia político administrativa com a promulgação da Lei Provincial nº 1347 de 27 de Outubro, e o ano de 1884 que marcou a abolição da escravatura no Ceará. Os últimos 14 anos da escravidão na província cearense foram momentos em que se abriram novos horizontes, novas expectativas no seio da população cativa fortalecida em suas vivências no cativeiro e fora dele. Foram também momentos de tormenta, afinal o Ceará era uma das principais províncias fornecedoras de peças para o mercado do tráfico interprovincial, que com “os impostos arrecadados com o rendoso comércio tornaram possíveis grandes rendimentos aos cofres da Província. Em anos de dificuldades, nas secas, praticamente eram as principais fontes de renda” (SOBRINHO, 2005: p. 58).Almeja-se discutir a ação de escravos no processo de luta por liberdade e as experiências vividas após a promulgação da Lei 2040. A principal fonte de análise será a abordagem de uma ação de liberdade2 posta em prática pelos cativos Simão e sua esposa Luiza, contra o Capitão Leonel Aureliano de Queiroz. Busca-se evidenciar Através do exame do referido documento, as influências e a utilização da Lei 2040 e seus artigos no processo de alforriamento indenizado que se instaurava. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41005
ISBN: 978 85 98711 08 9
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DHIS - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_eve_ffbsousa.pdf269,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.