Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40981
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLucas, Ricardo Jorge de Lucena-
dc.contributor.authorCarvalho, Luan Barbosa de-
dc.date.accessioned2019-04-23T11:43:09Z-
dc.date.available2019-04-23T11:43:09Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCARVALHO, Luan Barbosa de. Será que tem cenas pós-créditos? Proposta de classificação tipológica e análise do recurso no cinema. 2018. 93f. - TCC (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, Fortaleza (CE), 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40981-
dc.description.abstractPlacing scenes after the film's final credits was a strategy begun in the mid-1960s. The so-called post-credits scenes then went on to announce other films, carry important information for sequences, make jokes with a character or dedicate the film to some professional who died. One company has changed our relationship with these scenes: Marvel Studios, which made post-credits scenes almost mandatory at the end of their superhero movies. The company gains prominence in the analyzes by the resignification that it brought to the resource. In short, this research proposes to use the post-credits scenes as an object, analyzing, with the assistance mainly of Gray (2010), Abbott (2002), Genette (1989) and Fiorin (2011) these points: credits with pre-credits, the importance that the post-credits have on the continuity of the films and what are the purposes of the resource. Key to understand the production of post-credits scenes is the intertextuality and continuity, here discusted in Cinema. In the typological classification proposal, five types of post-credit scenes were identified: advertisement scenes, destiny scenes, hook scenes, in-memory scenes and "What if?" scenes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCenas pós-créditospt_BR
dc.subjectMarvelpt_BR
dc.subjectContinuidadept_BR
dc.subjectIntertextualidadept_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.titleSerá que tem cenas pós-créditos? Proposta de classificação tipológica e análise do recurso no cinemapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrColocar cenas após os créditos finais do filme foi uma estratégia iniciada em meados da década de 1960. As chamadas cenas pós-créditos passaram então a anunciar outros filmes, portar informações importantes para sequências, fazer piadas com algum personagem ou dedicar o longa a algum profissional que faleceu. Uma empresa mudou a nossa relação com essas cenas: a Marvel Studios, que tornou cenas pós-créditos quase como obrigatórias ao final dos seus filmes de super-herói. A empresa ganha destaque nas análises pela ressignificação que trouxe ao recurso. Em suma, este trabalho propõe usar as cenas pós-créditos como objeto, analisando, com o auxílio principalmente de Gray (2010), Abbott (2002), Genette (1989) e Fiorin (2011) os seguintes pontos: a relação de pós-créditos com cenas pré-créditos, a importância que hoje os pós-créditos têm na continuidade dos filmes e quais as finalidades do recurso. Chave para entender a produção de cenas pós-créditos é a intertextualidade e continuidade, aqui discutida na área do Cinema. Na proposta de classificação tipológica, foram identificados cinco tipos de cenas pós-créditos: cenas de anúncio, cenas de destino, cenas-gancho, cenas in memoriam e cenas “What if?”.pt_BR
Aparece nas coleções:JORNALISMO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_lbdcarvalho.pdf3,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.