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dc.contributor.advisorBertoncini, Bruno Vieira-
dc.contributor.authorNeri, Othon Cerqueira-
dc.date.accessioned2019-04-15T21:26:16Z-
dc.date.available2019-04-15T21:26:16Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationNERI, Othon Cerqueira. Análise das emissões de poluentes veiculares em função de cânions urbanos e padrões de uso e ocupação do solo. 2018. 63 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40896-
dc.description.abstractThe vehicle emissions of pollutants are discussed by a large part of the literature in order to emphasize the mechanics of vehicle locomotion, to the detriment of macro aspects that influence the generation of trips. The present work proposes to evaluate the influence of factors that impact the generation of trips, such as the functional classification of the roads, the land use and the urban canyon configurations in the pollutant emissions standards. Data were collected in 2017, for a pair of local roads in the city of Fortaleza, which had different characteristics regarding the factors that influence the generation of trips. The influence of the collecting and arterial pathways located in the proximities of the analyzed routes was observed, being verified peaks of NOx and CO2 emissions in the vicinity of these routes. It was also observed the difference in the profile of CO2 emissions between avenues of canyons and regular canyons, both at peak and off-peak times. In addition, peaks were observed in the emissions in the blocks along those that presented mixed land use, urban canyons of greater depth and a greater flow of vehicles. Therefore, it is concluded that an analysis restricted to the mechanics of locomotion of the vehicles may not be enough to understand the issue of vehicular emissions of pollutants, since it ignores questions that influence the generation of roadways and, consequently, the profile of emissions.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEmissões veicularespt_BR
dc.subjectGeração de viagenspt_BR
dc.subjectCânions urbanospt_BR
dc.subjectUso do solopt_BR
dc.subjectVias urbanaspt_BR
dc.titleAnálise das emissões de poluentes veiculares em função de cânions urbanos e padrões de uso e ocupação do solopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs emissões de poluentes veiculares são abordadas por grande parte da literatura de modo a enfatizar a ótica da mecânica de locomoção dos veículos, em detrimento de aspectos macro que influenciam a geração de viagens. O presente trabalho propõe avaliar a influência de fatores que impactam na geração de viagens, como a classificação funcional das vias, o padrão de uso e ocupação do solo e as configurações de cânions urbanos, nos padrões de emissões veiculares de poluentes. Foram utilizados dados coletados em 2017 para um par de vias locais da cidade de Fortaleza, que apresentavam características distintas quanto aos fatores que influenciam a geração de viagens. Observou-se a influência das vias coletoras e arteriais situadas nas proximidades das vias analisadas, sendo verificados picos de emissões de NOx e CO2 nas proximidades dessas vias. Foi observada, também, a diferença no perfil de emissões de CO2 entre avenidas de cânions e caniôns regulares, tanto no horário pico como fora pico. Ainda, foram observados picos nas emissões nas quadras ao longo das que apresentavam padrão de uso e ocupação do solo misto, cânions urbanos de maior profundidade e um maior fluxo de veículos. Conclui-se, portanto, que uma análise restrita à mecânica de locomoção dos veículos pode não ser o suficiente para a compreensão da temática das emissões veiculares de poluentes, pois desconsidera questões que influenciam a geração de viagens nas vias e, consequentemente, o perfil de emissões.pt_BR
dc.title.enImpact of urban canyons and land use on vehicle emissions of pollutantspt_BR
Aparece nas coleções:ENGENHARIA CIVIL - Monografias

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