Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40869
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Cassio Expedito Galdino-
dc.contributor.authorSampaio, Janaina de Moura-
dc.date.accessioned2019-04-15T12:45:06Z-
dc.date.available2019-04-15T12:45:06Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationPEREIRA, Cassio Expedito Galdino; SAMPAIO, Janaina de Moura. Santana do Cariri em um prato: paisagem, criatividade e cartografia. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - ECHE, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - ENHIME, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: IMPRECE, 2014. p. 385-397.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-8126-065-5-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40869-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIMPRECEpt_BR
dc.subjectSantana do Cariript_BR
dc.subjectPaisagempt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectCatografiapt_BR
dc.titleSantana do Cariri em um prato: paisagem, criatividade e cartografiapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrPensar na disciplina de Geografia nos remete as inúmeras possibilidades de temas que podem ser extraídas para dinamizar uma aula, tornando-se um instrumento importante para o processo pedagógico. É nítido que, envolto das múltiplas alienações que fazem com que a população adquira um conhecimento distorcido ou errôneo do mundo, a tarefa da Geografia é desvendar o mundo. Na educação geográfica essa tarefa está nas mãos dos professores, porém, muitas vezes estes professores seguem somente os estereótipos existentes no mundo, sem atentar em outras e/ou novas concepções. Para ter uma educação geográfica sem clichê é necessário fazer uma “destotalizacão da vida para além dos dispositivos do saber e do poder” (PELLEJERO, 2010) para trazer a tona à multiplicidade do espaço, ao qual é produto de inter-relações e está sempre em processo (MASSEY, 2008). Nesta perspectiva, torna- se essencial trazer as paisagens mais múltiplas e oscilantes para o contexto escolar (NUNES, VALLADARES e OLIVEIRA JR., 2013). [...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_cegpereirajmsampaio.pdf1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.