Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40869
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Cassio Expedito Galdino | - |
dc.contributor.author | Sampaio, Janaina de Moura | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-15T12:45:06Z | - |
dc.date.available | 2019-04-15T12:45:06Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Cassio Expedito Galdino; SAMPAIO, Janaina de Moura. Santana do Cariri em um prato: paisagem, criatividade e cartografia. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - ECHE, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - ENHIME, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: IMPRECE, 2014. p. 385-397. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-8126-065-5 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40869 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IMPRECE | pt_BR |
dc.subject | Santana do Cariri | pt_BR |
dc.subject | Paisagem | pt_BR |
dc.subject | Criatividade | pt_BR |
dc.subject | Catografia | pt_BR |
dc.title | Santana do Cariri em um prato: paisagem, criatividade e cartografia | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Pensar na disciplina de Geografia nos remete as inúmeras possibilidades de temas que podem ser extraídas para dinamizar uma aula, tornando-se um instrumento importante para o processo pedagógico. É nítido que, envolto das múltiplas alienações que fazem com que a população adquira um conhecimento distorcido ou errôneo do mundo, a tarefa da Geografia é desvendar o mundo. Na educação geográfica essa tarefa está nas mãos dos professores, porém, muitas vezes estes professores seguem somente os estereótipos existentes no mundo, sem atentar em outras e/ou novas concepções. Para ter uma educação geográfica sem clichê é necessário fazer uma “destotalizacão da vida para além dos dispositivos do saber e do poder” (PELLEJERO, 2010) para trazer a tona à multiplicidade do espaço, ao qual é produto de inter-relações e está sempre em processo (MASSEY, 2008). Nesta perspectiva, torna- se essencial trazer as paisagens mais múltiplas e oscilantes para o contexto escolar (NUNES, VALLADARES e OLIVEIRA JR., 2013). [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_eve_cegpereirajmsampaio.pdf | 1,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.