Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40865
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Educação ambiental no entorno escolar: uma proposta pedagógica para o Colégio Luís Cândido de Oliveira em Ocara-CE |
Autor(es): | Xavier, Lisimére Cordeiro do Vale Xavier, Maria Ravelli Cordeiro |
Palavras-chave: | Educação ambiental;Entorno escolar;Preocupação com o meio ambiente;Colégio Luís Cândido de Oliveira |
Data do documento: | 2014 |
Instituição/Editor/Publicador: | IMPRECE |
Citação: | XAVIER, Lisimére Cordeiro do Vale; XAVIER, Maria Ravelli Cordeiro. Educação ambiental no entorno escolar: uma proposta pedagógica para o Colégio Luís Cândido de Oliveira em Ocara-CE. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - ECHE, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - ENHIME, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: IMPRECE, 2014. p. 350-358. |
Resumo: | Considerando-se a crescente preocupação com a preservação do meio ambiente e a necessidade de se efetivar sistematicamente a prática educativa de Educação Ambiental no Colégio Municipal Luís Cândido de Oliveira em Ocara – CE, é que se gesta o Plano Ambiental Escolar: “Nas Graças da Mãe Terra”. Antes, porém, é salutar conhecer a realidade do Colégio Municipal Luís Cândido de Oliveira. Este começou a funcionar no dia 16 de Abril de 1991 e foi regulamentado pelo decreto Nº 06 em abril do mesmo ano. A Escola tem como norte paradigmático a inclusão de alunos com necessidades especiais, conforme as metas propostas pelo Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação (PNDE). A proposta pedagógica da Escola Luís Cândido em Ocara-CE. é orientada pelo princípio da sustentabilidade que se pauta na preservação e proteção do meio ambiente e de seus recursos naturais. Com efeito, a Escola tem como missão, segundo seu Plano Político Pedagógico, educar para a vida, formar cidadãos críticos, atuantes e capazes de enfrentar os desafios que o mundo e a sociedade contemporânea oferecem. Desse modo, é que o Plano Político Pedagógico da Escola norteia-se pelo pressuposto da interação e proteção ao meio ambiente e seus educadores sempre se propõem a por em ação categoricamente os objetivos propostos no PPP escolar, pois existe o consenso que se faz necessário promover a consciência deque o patrimônio natural é um bem destinado a todos, merecendo, portanto, respeito e cuidado.[...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40865 |
ISBN: | 978-85-8126-065-5 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_eve_lcvxaviermrcxavier.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.