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Tipo: TCC
Título: Solução ótima para tabuleiro de pontes rodoviárias com vigas tipo I pré-moldadas e protendidas
Título em inglês: Optimal solution of the superstructure of road bridges with beams of type I cross section in precast and prestressed concrete
Autor(es): Mendes, Guilherme Anderson Rodrigues
Orientador: Mota, Joaquim Eduardo
Palavras-chave: Pontes pré-moldadas;Concreto protendido;Otimização;Algoritmos Genéticos;Programação Computacional
Data do documento: 2018
Citação: MENDES, G. A. R. Solução ótima para tabuleiro de pontes rodoviárias com vigas tipo I pré-moldadas e protendidas. 2018. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumo: As pontes, comumente denominadas obras de arte especiais, são elementos de grande impacto quando se trata de infraestrutura rodoviária, pois possuem um custo elevado e demandam um planejamento detalhado. Diante disso, projetos com soluções otimizadas têm atraído cada vez mais pesquisadores da área de Engenharia Estrutural, com o intuito de obter soluções rápidas e econômicas. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma metodologia para obtenção de solução ótima da superestrutura de pontes rodoviárias com múltiplas vigas isostáticas de seção transversal tipo I, em concreto protendido pré-tracionado com cabos retos. Para isso, aplicaram-se técnicas avançadas de otimização baseadas em Algoritmos Genéticos e programação computacional na linguagem C++. Além disso, foram adotados o Método de Fauchart e o Método da Rigidez Direta na implementação computacional, com posterior etapa de validação por Elementos Finitos. Consideraram-se pontes de classe 45 com 13 m de largura e vãos compreendidos entre 15 m e 30 m. Comparou-se o desempenho e economia proporcionada por um perfil obtido via otimização com uma seção adotada comercialmente. Os resultados evidenciaram a necessidade de aplicar processos de otimização para pré-dimensionamento de pontes rodoviárias com múltiplas vigas isostáticas, com foco na escolha das dimensões da seção transversal das longarinas, do número de longarinas que compõem a seção da ponte e na resistência característica do concreto adotado.
Abstract: The bridges are elements of great impact when it comes to road infrastructure, as they have a high cost and require detailed planning. Therefore, projects with optimized solutions have attracted more and more researchers in the area of Structural Engineering, in order to obtain quick and economical solutions. In this sense, the present work aims to present a methodology for obtaining an optimal solution of the superstructure of road bridges with multiple isostatic beams of type I cross section, in precast concrete with straight ropes. For this, we applied advanced optimization techniques based on Genetic Algorithms and computational programming in the C ++ language. In addition, the Fauchart Method and the Direct Stiffness Method were adopted in the computational implementation, with a subsequent step of validation by Finite Element. Class 45 bridges with 13 m wide and spans of between 15 m and 30 m were considered. The performance and economy provided by a profile obtained through optimization with a commercially adopted section was compared. The results evidenced the need to apply optimization processes for the pre-dimensioning of road bridges with multiple isostatic beams, focusing on the choice of cross-section dimensions of the longitudinal members, the number of longitudinal members composing the section of the bridge and the concrete strength adopted.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40850
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