Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40839
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMelo, Francisco Egberto de-
dc.date.accessioned2019-04-12T12:03:18Z-
dc.date.available2019-04-12T12:03:18Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationMELO, Francisco Egberto de. Práticas de clientelismo, educação planejada e o sonho da redenção humana em torno do PLAMEG – Plano de Metas do Governo Virgílio Távora (Ceará, 1963-66). In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 26., 17-22 jul. 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: Associação Nacional de História, 2011.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 98711 08 9-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40839-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcervo de Virgílio Távorapt_BR
dc.subjectHistória Cultural e Política da Educaçãopt_BR
dc.titlePráticas de clientelismo, educação planejada e o sonho da redenção humana em torno do PLAMEG – Plano de Metas do Governo Virgílio Távora (Ceará, 1963-66)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrIdentificam-se as motivações desta pesquisa a partir do acervo de Virgílio Távora complementado com outras fontes: leis, mensagens e decretos e jornais de época2 realizada na perspectiva de uma História Cultural e Política da Educação. Buscamos fazer uma história da educação como um ponto de teia que tece a história cultural das políticas educacionais e por ela é tecida. Uma história de cultura política e educacional que envolve disputas em torno do poder decisório e ampliação ou não dos atores políticos como sujeitos individuais e coletivos inseridos num momento no qual o Estado propunha uma educação pública escolar que popularizasse o ideário de modernidade, modernização e progresso. Porém, em que se pese os esforços de alguns educadores e gestores, quase sempre decepcionou as camadas menos favorecidas da sociedade por não lhes atender os anseios. Tempo de êxodo rural sem que as esperanças e angústias dessas “aves de arribação” fossem atendidas e superadas. Época na qual a universalização da escola pública era defendida por diversos seguimentos sociais, embora em campos e objetivos diferentes. [...]pt_BR
Aparece nas coleções:DHIS - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_eve_femelo.pdf286,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.