Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40839
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Melo, Francisco Egberto de | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-12T12:03:18Z | - |
dc.date.available | 2019-04-12T12:03:18Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Francisco Egberto de. Práticas de clientelismo, educação planejada e o sonho da redenção humana em torno do PLAMEG – Plano de Metas do Governo Virgílio Távora (Ceará, 1963-66). In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 26., 17-22 jul. 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: Associação Nacional de História, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978 85 98711 08 9 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40839 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Acervo de Virgílio Távora | pt_BR |
dc.subject | História Cultural e Política da Educação | pt_BR |
dc.title | Práticas de clientelismo, educação planejada e o sonho da redenção humana em torno do PLAMEG – Plano de Metas do Governo Virgílio Távora (Ceará, 1963-66) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Identificam-se as motivações desta pesquisa a partir do acervo de Virgílio Távora complementado com outras fontes: leis, mensagens e decretos e jornais de época2 realizada na perspectiva de uma História Cultural e Política da Educação. Buscamos fazer uma história da educação como um ponto de teia que tece a história cultural das políticas educacionais e por ela é tecida. Uma história de cultura política e educacional que envolve disputas em torno do poder decisório e ampliação ou não dos atores políticos como sujeitos individuais e coletivos inseridos num momento no qual o Estado propunha uma educação pública escolar que popularizasse o ideário de modernidade, modernização e progresso. Porém, em que se pese os esforços de alguns educadores e gestores, quase sempre decepcionou as camadas menos favorecidas da sociedade por não lhes atender os anseios. Tempo de êxodo rural sem que as esperanças e angústias dessas “aves de arribação” fossem atendidas e superadas. Época na qual a universalização da escola pública era defendida por diversos seguimentos sociais, embora em campos e objetivos diferentes. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DHIS - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_eve_femelo.pdf | 286,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.