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Tipo: TCC
Título: Aplicação da modelagem microscópica para análise e melhoria do desempenho da interseção semaforizada da avenida Humberto Monte com avenida Jovita Feitosa
Autor(es): Anjos, Marcos Waldiany Oliveira dos
Orientador: Castro Neto, Manoel Mendonça de
Palavras-chave: Interseção semaforizada;Simulação microscópica;VISSIM
Data do documento: 2018
Citação: ANJOS, M. W. O. Aplicação da modelagem microscópica para análise e melhoria do desempenho da interseção semaforizada da avenida Humberto Monte com avenida Jovita Feitosa. 2018. 87 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumo: A busca por meios que possam reduzir a baixa fluidez no trânsito das grandes cidades vem se tornando cada vez mais preocupante por parte dos gestores públicos, pois com aumento da frota veicular a cada ano, os congestionamentos se multiplicam em diversas áreas da zona urbana e isso impacta direta ou indiretamente, na qualidade de vida, economia e produtividade dos usuários da via. No intuito de encontrar cenários que demonstrem melhor desempenho nas suas operações, sem a necessidade de fazer alterações diretas na via, a microssimulação se mostrou uma ótima ferramenta no processo de tomada de decisão e na relação custo e benefício dessa solução. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar intervenções que visam a melhoria do desempenho semafórico na interseção das Avenidas Humberto Monte com Jovita Feitosa, que atualmente operam com três estágios, através da microssimulação. Esta interseção está localizada no bairro Pici, na cidade de Fortaleza, Ceará. No intuito de atingir este objetivo, foram identificados e caracterizados problemas de operação e fluidez na área em estudo e buscado soluções para a melhoria do cenário atual. Alguns dados foram coletados em campo para possibilitar o estudo, e para a calibração e validação do modelo criado no microssimulador PTV VISSIM 9. Dados também foram coletados no site da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza – ETUFOR e diretamente no CTAFOR, responsável este pelo o controle de tráfego da cidade. Em relação a caracterização da problemática, foi identificado que nos horários de fluxo intenso existem aproximações com elevadas filas e níveis de atrasos. Foi constatado também que a aproximação oeste está ociosa. Foi considerado também o fato da ocupação dos veículos de transporte coletivo, na preocupação de que esses veículos, por transportarem um número bem maior de passageiros, não fossem prejudicados pelo possível aumento das distâncias de suas rotas no trecho estudado. Dado isso, foram idealizados 6 futuros cenários visando a melhoria das medidas de desempenho atraso, tamanho de fila, nível de serviço, velocidade e tempo de viagem. Após as simulações, foi possível obter e comparar estas medidas para cada cenário e assim perceber a evolução de todos com destaque para um deles.
Abstract: The search for means that can reduce the low fluidity in the traffic of the big cities has become increasingly worrisome for the public managers, since with increasing vehicular fleet each year, congestion multiplies in several areas of the urban zone and this impacts directly or indirectly on the quality of life, economy and productivity of road users.In order to find scenarios that demonstrate better performance in their operations, without the need to make direct changes in the pathway, micro-simulation has proved to be a good tool in the decision-making process and in the cost-benefit relation of this solution. This research aims to evaluate interventions that aim to improve semaphoric performance at the intersection of Humberto Monte Avenues with Jovita Feitosa, which currently operate with three stages, through microsimulation. This intersection is located in the Pici neighborhood in the city of Fortaleza, Ceará. In order to reach this objective, problems of operation and fluidity were identified and characterized in the study area and sought solutions to improve the current scenario. Some data were collected in the field to enable the study, and for the calibration and validation of the model created in the VISSIM 9 PTV microsymuler. Data were also collected on the website of the Urban Transport Company of Fortaleza - ETUFOR and directly at CTAFOR, company responsible for the control of city traffic. In relation to the characterization of the problem, it was identified that in the intense flow schedules there are approximations with high queues and levels of delays. It was also found that the western approach is idle. It was also considered the fact of the occupation of the collective transport vehicles, in the concern that these vehicles, because of transporting a much larger number of passengers, were not hampered by possible increase of the distances of their routes in the studied section. Given this, 6 future scenarios were designed to improve the measures of performance delay, queue size, service level, speed and travel time. After the simulations, it was possible to obtain and compare these measures for each scenario and thus perceive the evolution of all of them, highlighting one of them.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40784
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