Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40774
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMarcello, Lorenzo Fonseca-
dc.date.accessioned2019-04-10T20:35:41Z-
dc.date.available2019-04-10T20:35:41Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationMARCELLO, Lorenzo Fonseca. A música na missão da Serra da Ibiapaba no Século XVII. 2017. 62f. - TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Departamento de História, Curso de Graduação em História, Fortaleza (CE), 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40774-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectJesuítaspt_BR
dc.subjectMissãopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectIbiapabapt_BR
dc.subjectTabajaraspt_BR
dc.titleA música na missão da Serra da Ibiapaba no Século XVIIpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem como finalidade analisar a música desenvolvida pelos padres jesuítas na serra da Ibiapaba, para o aldeamento dos índios tabajaras, que ao longo do século XVII, compuseram a maior parte da Missão da Ibiapaba. O texto explana as características e estratégias das missões jesuítas desenvolvidas no primeiro contato da ordem com os nativos, além do processo de instalação da missão da Ibiapaba e da análise da música em si, do seu papel na catequese e da sua materialidade: os instrumentos. Para compor as estratégias desenvolvidas pelos jesuítas na serra da Ibiapaba, é analisada também a maneira pela qual os primeiros padres da colônia desenvolveram o sustento das atividades missionárias, bem como as suas relações com os demais agentes coloniais e nações indígenas. Estas abordagens visam enriquecer o estudo das diversas alterações que ocorreram na música da serra ao longo do século XVII, em seus três principais momentos: 1607, 1660 e 1695.pt_BR
dc.description.abstract-esEste estudio tiene como objetivo analizar la música desarrollada por los jesuitas en la sierra de Ibiapaba, para la catequesis de los Tobajaras, que durante todo el siglo XVII, ha formado la mayor parte de la Misión de Ibiapaba. El texto explica las características y estrategias de las misiones jesuíticas desarrolladas en el primer contacto de la Compañía con los nativos, además del proceso de instalación de la misión de Ibiapaba y análisis de la música en sí, su papel en la catequesis y su materialidad: los instrumentos. Para componer las estrategias desarrolladas por los jesuitas en las colinas de Ibiapaba, también se analizó la forma en la que los sacerdotes encontraron para sostener las actividades misioneras, sus relaciones con otros agentes coloniales y las naciones indígenas. Estos enfoques pretenden enriquecer el estudio de los diversos cambios que han ocurrido en la música de la Ibiapaba a lo largo del siglo XVII, con sus tres etapas principales: en 1607, 1660 y 1695.pt_BR
dc.title.enMusic in the mission of the Serra da Ibiapaba in the 17th Centurypt_BR
Aparece nas coleções:HISTÓRIA-BACHARELADO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tcc_lfmarcello.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.