Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40754
Type: TCC
Title: Implantação de um modelo de avaliação de fornecedores em uma editora de materiais didáticos
Authors: Solon, Iza Albuquerque
Advisor: Elias, Sérgio José Barbosa
Keywords: Gestão da cadeia de suprimentos;Gestão de relacionamento com os fornecedores;Critérios e métodos de avaliação;Método AHP
Issue Date: 2018
Citation: SOLON, Iza Albuquerque. Implantação de um modelo de avaliação de fornecedores em uma editora de materiais didáticos. 2019. 75 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Abstract in Brazilian Portuguese: O cenário atual é retratado por uma alta competitividade entre as empresas, além de um cliente cada vez mais exigente, dessa forma, uma boa gestão da cadeia de suprimentos tornou-se essencial para o sucesso das organizações. Então, o presente trabalho se insere nesse contexto, apresentando como foco a gestão de relacionamento com os fornecedores, visto que eles apresentam impacto significativo na satisfação dos clientes finais, além de representarem uma das maiores parcelas de custos logísticos para as empresas. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo implementar um modelo de avaliação do fornecedor em uma editora de materiais didáticos, apresentando como base o estudo bibliográfico desse tema, no qual expôs pesquisas sobre critérios e métodos de avaliação, com um aprofundamento no método AHP (Analytic Hierarchy Process). A pesquisa-ação desenvolvida neste trabalho obteve como resultado o desenvolvimento e aplicação de uma metodologia de avaliação dos fornecedores, sendo utilizada para avaliar os principais fornecedores gráficos da empresa. O modelo desenvolvido foi aprovado por todos os colaboradores envolvidos no processo. A análise dos dados gerados pelo modelo permitiu uma melhor percepção do desempenho dos fornecedores, além de fornecer subsídios para feedbacks construtivos, visando uma parceria de ganha-ganha. Como conclusão, identifica-se o alinhamento do modelo com os objetivos definidos, além da relevância do mesmo para outras aplicações.
Abstract: In addition to an increasingly demanding customer, the current scenario is portrayed by a high competitiveness among companies and a good supply chain management has become essential to the success of organizations. The present work is part of this context, focusing on supplier relationship management, since they have a significant impact on the satisfaction of final customers, moreover represents one of the biggest shares of logistics costs to the companies. Thus, this work aims to implement a supplier evaluation model in an education system, presenting as a base the bibliographic study of this topic, in which was explored researches on criteria and methods of evaluation, with a deepening in the AHP (Analytic Hierarchy Process) method, applied in the present study. The case study developed in this work resulted in the development and application of a supplier evaluation methodology, which was applied in the main graphic suppliers of the company and approved by all employees involved in the process. The analysis of the data generated by the model allowed a better perception of the performance of the suppliers, also providing subsidies for constructive feedbacks, aiming at a win-win partnership. In conclusion, it was identified the alignment of the model with the defined objectives, as well as its relevance to other applications.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40754
Appears in Collections:ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_tcc_iasolon.pdf989,44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.