Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40639
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Velloso, Emília Martins | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-08T11:42:52Z | - |
dc.date.available | 2019-04-08T11:42:52Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | VELLOSO, Emília Martins. Ponto de partida. In: BRANDÃO, Maria de Lourdes Peixoto; MACIEL, Terezinha de Jesus Pinheiro; BEZERRA, José Arimatea Barros (orgs.). Pedagogia UFC 50 anos: narrativas de uma história (1963-2013). Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 57-67. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7282-617-4 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40639 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | FACED | pt_BR |
dc.subject | Aposentadoria | pt_BR |
dc.subject | Prática profissional | pt_BR |
dc.subject | Verdade coletiva | pt_BR |
dc.title | Ponto de partida | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Sexta-feira, 13 de setembro de 1991. Tomo conhecimento de que minha aposentadoria havia sido publicada no Diário Oficial da União no dia 10. Uma tumultuada mistura de sentimentos e a certeza de eu não me sentir desligada desta Faculdade. Os 26 anos em que minha vida tem se confundido com ela tornaram-na indissoluvelmente parte de mim e nem a aposentadoria consegue romper este vínculo. Em vez de falar do passado, eu quero pensar no futuro, preocupar- me com o vir-a-ser da Faculdade de Educação da UFC, "um futuro verdadeiro que não é nem passado, nem presente mas uma verdadeira criação, participação na invenção do futuro", como diz Garaudy (Parole d' homme). Sinto que sou o passado e o presente desta Faculdade e ela é meu presente e meu passado, quando a trago em mim; mas tento romper com os condicionamentos quando deixando o que é velho - o passado - busco o futuro - a juventude". Aposentando-me, sinto contribuir com a renovação da Faculdade e com a construção do seu futuro e creio - "crer é aceitar a surpresa!" - que ela romperá os seus condicionamentos passados e construirá algo novo - a construção contínua de uma verdade coletiva que não é "minha" nem "sua". mas nossa e essa parece ser a verdadeira necessidade da Faculdade de Educação agora.[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DTPE - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_capliv_emvelloso.pdf | 5,65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.