Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40632
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPontes, Heráclito Lopes Jaguaribe-
dc.contributor.authorAmaral, Bruno Holanda do-
dc.date.accessioned2019-04-05T19:39:36Z-
dc.date.available2019-04-05T19:39:36Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationAMARAL, B. H. Aplicação da Simulação de Eventos Discretos (SED) e da Aprendizagem Baseada em Problema (ABP) no ensino de gestão da produção. 2018. 116 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40632-
dc.description.abstractGiven the challenges put forward by the modern labour market, pertaining to the need for training professionals to develop better problem-solving skills, educational institutions have been encouraged to take up active learning methodologies. As such, this study described the results for employing, simultaneously, Discrete Event Simulation (DES) (through the software Flexsim) and Problem Based Learning (PBL) as teaching tools in the Production Management module of an Industrial Engineering course. To achieve this, 3 puzzles with increasing difficulty were developed and presented to the students, who were divided into teams to solve them by means of the simulator. Each difficulty level acted as a PBL learning cycle and, generally, student performance was very satisfactory, with each team pursuing a different strategy to solve the puzzles. An assessment of this experiment showed 100% of students agree the PBL methodology helped with in-class learning, resulting in positive outcomes for the optional subject “Simulation Applications in Production and Logistical Systems”. In the assessment, 73,3% of students agreed they felt capable of using simulations to solve problems after the experiment. On a scale of 1 to 10, the software Flexsim was rated an average of 8,18, with best performance in the graphical interface criteria. Lastly, on a scale of 1 to 10, the average rating for the combined application of DES and PBL was 9,13, which characterizes an excellent result and brings to light the benefits these methodologies could provide if employed more frequently and in other modules of the course.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectABPpt_BR
dc.subjectAprendizagem Baseada em Problemaspt_BR
dc.subjectSimulaçãopt_BR
dc.subjectSimulação de Eventos Discretospt_BR
dc.subjectSEDpt_BR
dc.subjectFlexsimpt_BR
dc.subjectGestão da produçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEngenhariapt_BR
dc.titleAplicação da Simulação de Eventos Discretos (SED) e da Aprendizagem Baseada em Problema (ABP) no ensino de gestão da produçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrDiante dos novos desafios propostos pelo mercado de trabalho, relativos à necessidade da formação de profissionais com maior visão sistêmica e capacidade de resolução de problemas, as instituições de ensino têm sido estimuladas a aplicar metodologias ativas de aprendizagem. Dessa forma, este estudo descreveu os resultados encontrados para uma aplicação, em conjunto, da Simulação de Eventos Discretos (SED), através do Software Flexsim, e da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como instrumentos de ensino de Gestão da Produção para alunos de um curso de Engenharia de Produção Mecânica. Para isso, foram desenvolvidos e apresentados aos estudantes 3 níveis de problemas a serem solucionados em equipes e utilizando o simulador. Cada nível funcionou como um ciclo de aprendizagem da ABP e, de maneira geral, o desempenho dos alunos na resolução dos problemas foi bastante satisfatório em todos os níveis, enquanto as estratégias adotadas, diversas. A avaliação do experimento apontou que 100% dos alunos concordaram que a metodologia ABP estimulou o aprendizado em sala de aluno e trouxe resultados positivos para a disciplina optativa “Aplicações de Simulação em Sistemas de Produção e Logística”. Na pesquisa realizada, 73,7% dos alunos concordaram que estavam aptos a aplicar a simulação para a resolução de problemas, após o experimento. O programa Flexsim recebeu nota média geral de 8,18, numa escala de 0 a 10, apresentando o melhor desempenho no critério de interface gráfica. Finalmente, a nota média para a aplicação das metodologias foi de 9,13, numa escala de 0 a 10, caracterizando um excelente resultado e evidenciando os benefícios que estas poderiam trazer se utilizadas com mais frequência e em outras disciplinas do curso.pt_BR
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_bhamaral.pdf4,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.