Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40567
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Mariana Monteitro Xavier de-
dc.contributor.authorTaveira, Milena de Paula-
dc.date.accessioned2019-04-04T18:32:59Z-
dc.date.available2019-04-04T18:32:59Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationTAVEIRA, M. P. Design para inovação social: estudo de evento colaborativo sobre impacto social no contexto cearense. 2018. 143 f. Monografia (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40567-
dc.description.abstractIt can be seen presently, new forms of articulation of society, which social actors develop their own solutions, in an innovative and collaborative way. This study aims to identify the relationship of Design with an initiative that fosters Social Innovation, aimed at causing positive impact, creating dialogues and stimulating perceptions. The object of study was the I Encontro Cearense de Empreendedorismo Social e Investimentos de Impacto , an event organized jointly by the researcher, students and professors of extension programs of the Universidade Federal do Ceará. The research covered the basic concepts, through a bibliographical research for the theoretical conceptual approach, raised data to understand the Social Innovation Ecosystem of the state of Ceará and used the service design as a strategic approach to plan, develop and analyze the study object. By identifying the potential of the designer to develop strategies and social transformations in a participatory way, this work contributes to the topic of debate in academic level and beyond, providing a case study and possible applications in other contexts of Social Innovation.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInovação Socialpt_BR
dc.subjectDesign Estratégicopt_BR
dc.subjectDesign de Serviçospt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.titleDesign para inovação social: estudo de evento colaborativo sobre impacto social no contexto cearensept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.co-advisorSimões, Paulo Jorge Alcobia-
dc.description.abstract-ptbrPercebe-se, nos dias atuais, novas formas de articulação da sociedade, em que os atores sociais desenvolvem suas próprias soluções, de forma inovadora e colaborativa. O presen te estudo visa a identificar a relação do Design com uma iniciativa que fomenta a Inovação Social, voltada a causar impacto positivo, criando diálogos e estimulando percepções. O objeto de estudo foi o I Encontro Cearense de Empreendedorismo Social e Investimentos de Impacto, um evento organizado em conjunto pela pesquisadora e por alunos e professores de programas/projetos de extensão da Universidade Federal do Ceará. A pesquisa perpassou pelos conceitos bases, por meio de uma pesquisa bibliográfica para a aproximação conceitual teórica, levantou dados para compreender o Ecossistema de Inovação Social do Estado do Ceará e utilizou o design de serviços como abordagem estratégica para planejar, desenvolver e analisar o objeto de estudo. Ao identificar o potencial do designer para desenvolver estratégias e transformações sociais de forma participativa, o trabalho contribui com o debate do tema em nível acadêmico e fora dele, proporcionando um estudo de caso e possíveis aplicações em outros contextos de Inovação Social.pt_BR
Aparece nas coleções:DESIGN - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_mptaveira.pdf2018_tcc_mptaveira4,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.