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Tipo: TCC
Título: Modelagem Comportamental da escolha por integração bicicleta-ônibus em Fortaleza
Título em inglês: Behavioral Modeling of the choice for bicycle-bus integration in Fortaleza
Autor(es): Siqueira, Matheus Fontenelle
Orientador: Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro
Palavras-chave: Bicicleta;Ônibus;Integração;Preferência declarada;Modelos de Escolha Discreta
Data do documento: 2018
Citação: Siqueira, Matheus Fontenelle. Modelagem Comportamental da escolha por integração bicicleta-ônibus em Fortaleza. 2018. 140 f. Monografia(Graduação em Engenharia Civil)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumo: Problemática da periferização por segregação involuntária em fortaleza vem sendo abordada em diversos estudos,os quais apontam que há um agravamento dos índices de acessibilidade nas regiões periféricas da cidade ,onde está concentrada a maior parcela da população de baixa renda.O uso integrado da bicicleta com o trasporte público tendo sido visto como positivo nesse contexto,podendo sanar os problemas de acessibilidade de estações e paradas e reduzir a necessidade de um serviço alimentador de trasporte público. O presente trabalho tem como objetivo modelar o comportamento de escolha da população de baixa renda na integração bicicleta-ônibus na cidade de Fortaleza. A fim de elaborar o método,é feita uma revisão da literatura abordando,em um primeiro momento,as bases fenomenológicas da integração bicicleta-ônibus e,em seguida, o ferramental de modelagem comumente utilizado,os modelos de escolha discreta.Propõe-se um método de modelagem desse fenômeno em Fortaleza baseado nas pesquisas de preferência declarada aplica-se assim, o método proposto em um estudo de caso para Fortaleza,visando compreender os fatores que influenciam na escolha pela integração bicicleta-ônibus.
Abstract: The problem of "periferization" due to involuntary segregation in Fortaleza has been addressed in several studies, which point out that there is a worsening of the accessibility indexes in the peripheral regions of the city, where the largest portion of the low income population is concentrated. the integrated use of the bicycle with transit has been studied in this context,which can solve the problems of accessibility of stations and stops and reduce the need for a public transport feeder service. The present study aims to model the choice behavior of the low-income population in the bicycle-bus integration in the city of Fortaleza. In order to elaborate the method, a review of the literature is made, approaching,in a first moment,the phenomnological bases of the bicycle-bus integration and then the modeling toll commonly used the discrete choice models. It is proposed a method of modeling this phenomenon in Fortaleza based on stated preference, surveys. Thus, the method proposed is applied in a case study for Fortaleza, in order to understand the factors that influence the choice of the bicycle-bus integration.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40524
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