Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40507
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Soares, Cristina Façanha | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-02T17:19:20Z | - |
dc.date.available | 2019-04-02T17:19:20Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | JORNADA CEARENSE SOBRE A ABORDAGEM PIKLER, 1., 2018, Fortaleza. Resumos e pôsteres [...]. Organizadora: Cristina Façanha Soares. Fortaleza: Grupo de Estudos Diálogos com a Abordagem Pikler/FACED/UFC, 2019. Tema: Cuidados corporais, segurança afetiva e o brincar livre dos bebês e crianças bem pequenas. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40507 | - |
dc.description | Trabalhos compilados: Apresentação do projeto ‘O brincar livre e a motricidade livre do bebê’ (Cristina Façanha Soares e Nágila Ruth Lopes e Sousa); A Brinquedoteca FACED/UFC e o brincar livre de crianças de 0 a 2 anos (Francisco Claudenio dos Santos Delfino, Nágila Ruth Lopes e Sousa, Sara de Castro Silva e Suelena Bernardo Gonzaga); O olhar da Abordagem Pikler no espaço da creche: a importância do brincar livre dos bebês (Francisco Claudenio dos Santos Delfino e Sara de Castro Silva); Formação das assistentes educacionais no CEI Presidente Médici: os impactos da Abordagem Pikler sobre os cuidados na primeiríssima infância (Mara Rúbia Monteiro); Implicações da Abordagem Pikler para a organização do ambiente da sala de aula de referência: favorecendo ações autônomas em crianças de 3 anos (Renata Facó de Saboia Castro); Observação e registro na perspectiva da Abordagem Pikler numa creche municipal de Fortaleza (Séphora da Fonseca Souza); A experiência de Lóczy na construção da identidade docente a partir de reflexões de educadoras da rede pública de ensino (Danielly Patrício Ferreira Maia e Gilvânia Rocha Rodrigues); A Abordagem Pikler no cotidiano da creche Pleno Viver: uma experiência de estudo, reflexão e partilha a partir do trabalho de Emmi Pikler (Maria Carmélia Pereira de Menezes); Inspirações piklerianas em uma turma de berçário (Angela Maria Pereira de Sousa, Audilene da Costa Almeida e Francivalda Viana dos Santos); Desenvolvimento socioafetivo sob um olhar pikleriano (Annanda Amélia Cardoso Rocha de Medeiros); A docência com bebês na perspectiva da Abordagem Pikler: reflexões e contribuições (Ana Kilvia Oliveira Lopes); Acolhimento institucional na primeira infância: possibilidades de intervenção inspiradas na Abordagem Pikler (Aline Pereira Diniz, Eliana Olinda Alves, Tatiana de Oliveira Moreira e Aline de Oliveira Peçanha); Pikler, Abayomis e mulheres-mães aprisionadas (Maria Lucia A. Peçanha e Eliana Olinda Alves). | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Grupo de Estudos Diálogos com a Abordagem Pikler/FACED/UFC | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Abordagem Pikler | pt_BR |
dc.subject | Brincar livre | pt_BR |
dc.subject | Motricidade livre | pt_BR |
dc.subject | Autonomia do bebê | pt_BR |
dc.subject | Adulto de referência | pt_BR |
dc.subject | Primeiríssima infância | pt_BR |
dc.subject | Fortalecimento de vínculos | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia dos Detalhes | pt_BR |
dc.subject | Emmi Pikler | pt_BR |
dc.title | Resumos e pôsteres da I Jornada Cearense sobre a Abordagem Pikler | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O desejo de realizar a I Jornada Cearense sobre a Abordagem Pikler começou com um encontro de uma professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), estudiosa e pesquisadora da primeira infância, com as ideias de uma pediatra austríaca, Dra. Emmi Pikler (1902-1984), em um evento, realizado no ano de 2015, onde estiveram presentes grandes referências da abordagem, dentre elas: Anna Tardos (Budapeste), Agnes Szanto-Feder (Paris) e Myrtha Chokler (Buenos Aires). Nessa ocasião, tivemos contato com a Pedagogia dos Detalhes, uma pedagogia específica para a faixa etária de 0 a 3 anos. Assim, chegamos à realização da I Jornada Cearense sobre a Abordagem Pikler, onde se destaca a potente participação dos estudantes de Pedagogia da UFC (graduandos e pós-graduandos) e dos demais participantes do Grupo de Estudos Diálogos com a Abordagem Pikler, cuja parceria nos motiva a prosseguir cada vez mais além para intensificar a disseminação dessa abordagem no Ceará. Evidenciamos também a participação relevante dos bibliotecários da Biblioteca de Ciências Humanas da UFC, que mediaram informações e compartilharam experiências, fornecendo suporte para a realização do evento e participando diretamente de todas as ações. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DIÁLOGOS - Trabalhos apresentados em eventos FACED - Eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_anais_cfsoares.pdf | 12,75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.