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dc.contributor.authorMoreira, Maria Ednilza Oliveira-
dc.date.accessioned2019-03-27T11:35:07Z-
dc.date.available2019-03-27T11:35:07Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMOREIRA, Maria Ednilza Oliveira. Sequências discursivas: mecanismos para a busca de propósitos comunicativos dos gêneros textuais. IN: SOUSA, Maria Margarete Fernandes de; LEAL, Abniza Pontes de Barros; SILVA, Luciene Helena da; IRINEU, Lucineudo Machado (Orgs.). Gêneros: do texto ao discurso. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018. p. 243-263.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 2170031 9-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40427-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPontes Editorespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPropósitos comunicativospt_BR
dc.subjectSequências discursivaspt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectConvenções no gêneropt_BR
dc.titleSequências discursivas: mecanismos para a busca de propósitos comunicativos dos gêneros textuaispt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrO trabalho que ora realizamos traduz uma inquietação nossa em torno do reconhecimento ou da definição de propósitos comunicativos, subjacentes às estruturas sequenciais discursivas que compõem os gêneros textuais. Por essa ótica, percebemos as sequências discursivas (narrativa, descritiva, dialogal etc.) como mecanismos definidores de propósitos específicos. [...] Para levar a efeito nosso intento, averiguamos em três crônicas o procedimento sequencial discursivo adotado em cada uma, destacando, a partir de então, o que se pode pressupor em termos de propósitos. Para esse fim, tomamos basicamente como referencial teórico os trabalhos de Swales (1992/2001) e Bhatia (1997), aliando-os à teoria de Adam (1991) sobre as sequências prototípicas. Com esse suporte, procedemos antes a uma investigação empíricajunto a três sujeitos considerados leitores proficientes, em decorrência da experiência destes como regentes de classe. Assim sendo, adotamos como procedimento metodológico básico a aplicação de um questionário envolvendo, sobre cada texto trabalhado, a categorização do gênero, a sequência discursiva que compõe o gênero e o propósito comunicativo requerido pela seqüência discursiva, conforme se pode observar na análise dos dados. [...]pt_BR
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