Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40426
Tipo: Capítulo de Livro
Título : Recursos metadiscursivos em dicionário escolar
Autor : Rocha, Zilda Maria Dutra
Pontes, Antônio Luciano
Palabras clave : Recursos metadiscursivos;Lexicografia;Dimensão interativa;Multimodalidade
Fecha de publicación : 2018
Editorial : Pontes Editores
Citación : ROCHA, Zilda Maria Dutra; PONTES, Antônio Luciano. Recursos metadiscursivos em dicionário escolar. IN: SOUSA, Maria Margarete Fernandes de; LEAL, Abniza Pontes de Barros; SILVA, Luciene Helena da; IRINEU, Lucineudo Machado (Orgs.). Gêneros: do texto ao discurso. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018. p. 201-219.
Resumen en portugués brasileño: Este artigo tem como objeto de estudo os recursos metadiscursivos em verbetes do Dicionário Aurélio Júnior, selecionado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD),classificado com tipo 3 pelo mesmo programa. O objetivo geral do trabalho é analisar como atuam os recursos metadiscursivos. Para tanto, nos baseamos principalmente em Hyland (2007), e em estudos de Santos (2011), Fechine (2011 ) e Fechine e Pontes (2012). Para falar da Lexicografia, nos embasamos em Dapena (2002), Guerra (2003), Welker (2004) e Pontes (2009). Opresente artigo consta de quatro seções. Naprimeira seção, é apresentada a Lexicografia, com alguns de seus conceitos e classificação; na segunda, discutimos o metadiscurso e sua dimensão interativa, com base em Hyland (2007). A terceira seção aborda a multimodalidade; e na quarta seção, expomos os procedimentos metodológicos, para em seguida apresentarmos a análise dos dados.[...]
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40426
ISBN : 978 85 2170031 9
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGL - Capítulos de livro

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_capliv_zmdrochaalpontes.pdf8,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.