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Tipo: Dissertação
Título: Análise dos efeitos do ensino profissionalizante sobre o abandono escolar no ensino médio
Autor(es): Terceiro, Gláucia Maria Almeida
Orientador: Corrêa, Márcio Veras
Palavras-chave: Abandono escolar;Ensino médio;Diferenças em diferenças;Pareamento por escore de propensão
Data do documento: 2019
Citação: TERCEIRO, Gláucia Maria Almeida. Análise dos efeitos do ensino profissionalizante sobre o abandono escolar no ensino médio. 2019. 34f. - Dissertação (Mestrado em Economia do Setor Público) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Programa de Economia Profissional - PEP, Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza (CE), 2019.
Resumo: O sistema de ensino público brasileiro padece de disfuncionalidades que o tornam pouco atrativo aos seus alunos. O problema é particularmente grave e persistente no nível médio, fase em que os jovens enfrentam a transição para o mercado de trabalho. A principal consequência disso são desempenho ruim nas avaliações internacionais e elevadas taxas de fracasso escolar. Como reposta a isso, foi realizada em 2016 uma reforma curricular do ensino médio, que teve como inspiração as experiências com educação profissional desenvolvidas em algumas redes estaduais. Na esteira dessa discussão, o presente trabalho avaliou o impacto da adoção do ensino profissionalizante nas escolas de ensino médio sobre a sua taxa de abandono. Para tanto, observou escolas que migraram do ensino regular para o ensino profissionalizante entre 2007 e 2015, comparando-as com aquelas que mantiveram apenas o ensino regular. Aplicou-se uma combinação do método de diferenças em diferenças com pareamento por escore de propensão, de modo a mitigar o potencial viés de seleção da amostra. Os resultados mostraram que, controladas as características observadas, as escolas que migraram para o ensino profissionalizante reduziram em cerca de 0,5 pontos percentuais a taxa de abandono no ensino médio.
Abstract: The Brazilian public education system suffers from dysfunctionalities that become more vulnerable to its students. The problem is particularly acute and persistent at the middle level, where young people face a shift to the labor market. The principal is missing from the high school in the students are shared and high rates of school failure. How was carried out this year in 2016 a curricular reform of high school, which was inspired by the experience with education in various state networks. This study is the study of the evaluation of the teaching of the high schools in the results. Therefore, it was verified that schools migrated from regular education to vocational education between 2007 and 2015, comparing them with the objective of only regular education. A combination of the differences method was applied in relation to the propensity score pairing, in order to mitigate the sample selection potential. The results show that, like those observed, the schools that migrated to vocational education reduced the dropout rate in high school by about 0.5 percentage points.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40267
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