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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40255
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Tatmatsu, Daniely Ildegardes Brito | - |
dc.contributor.author | Silva, Thaís Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-12T11:34:17Z | - |
dc.date.available | 2019-03-12T11:34:17Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Thais Sousa. Resgarte: um jogo para a promoção de criatividade na perspectiva analítico comportamental. 2017. 55f. - TCC (monografia) - Unievrsidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Departamento de Psicologia, Curso de Graduação em Psicologia, Fortaleza, CE, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40255 | - |
dc.description.abstract | Behavioral scientists have been working hardly around the study of creativity for a long time, although the operational definition of the concept does not yet exist. However, lines of research on insight and reinforced variability have widened as component and explanatory processes of the creative phenomenon. Thus, creative behavior, although complex, is part of the operant paradigm. Therefore, it can be taught and therefore learned. Given this, tools can be developed with the purpose of promoting creative behavior through criteria such as the arrangement of reinforcing contingencies from the behavior of interconnection of repertories (insight) and vary. For that, the game design theory was used as a method that predicts the structure of a game from a support tetrad composed of: narrative, mechanics, technology and aesthetics. With this in mind, a board game was developed using the theoretical framework of behavior analysis, more specifically, insight theory and reinforced variability, aiming to establish and maintain creative behaviors. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Insight | pt_BR |
dc.subject | Variabilidade | pt_BR |
dc.subject | Game design | pt_BR |
dc.title | Resgarte: um jogo para a promoção de criatividade na perspectiva analítico comportamental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Cientistas do comportamento têm se debruçado sobre o estudo da criatividade há tempos, contudo a definição operacionalizada do conceito ainda não existe. Todavia, linhas de pesquisa acerca do insight e da variabilidade reforçada tem se alargado enquanto processos componentes e explicativos do fenômeno criativo. Sendo assim, o comportamento criativo, apesar de complexo, faz parte do paradigma operante. Logo, pode ser ensinado e, portanto, aprendido. Posto isso, ferramentas podem ser desenvolvidas tendo como fim a promoção de comportamento criativo por meio de critérios como o arranjo de contingências reforçadoras a partir do comportamento de recombinar repertórios (insight) e variar. Para tanto, utilizou-se como método a teoria de design de jogos que prevê a estrutura de um jogo a partir de uma tétrade de sustentação composta de: narrativa, mecânica, tecnologia e estética. Tendo isso em vista, um jogo de tabuleiro foi desenvolvido utilizando o arcabouço teórico da análise do comportamento, mais especificamente, da teoria de insight e da variabilidade reforçada, objetivando estabelecer e manter comportamentos ditos criativos. | pt_BR |
dc.title.en | Rescue yourself: a game for the promotion of creativity in the analytical behavioral perspective | pt_BR |
Appears in Collections: | PSICOLOGIA - Monografia |
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