Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40200
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Andriola, Cristiany Gomes | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Maria do Socorro de Sousa | - |
dc.contributor.author | Andriola, Wagner Bandeira | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-11T13:33:27Z | - |
dc.date.available | 2019-03-11T13:33:27Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | ANDRIOLA, Cristiany Gomes; RODRIGUES, Maria do Socorro de Sousa; ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Avaliação da atuação dos docentes de Instituições de Ensino Superior (IES): o caso das Faculdades Cearenses (FAC). In: ANDRIOLA, Wagner Bandeira (org). Faroleiros da educação: lançando luzes sobre o ensino superior. Fortaleza: Edições UFC, 2012. p. 17-41. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978 85 7282 495 8 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40200 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject | Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB No 9.394, de 20 de dezembro de 1996) | pt_BR |
dc.title | Avaliação da atuação dos docentes de Instituições de Ensino Superior (IES): o caso das Faculdades Cearenses (FAC) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei No 10.861 de 14 de abril de 2004 e posteriormente regulamentado pela Portaria Ministerial No 2.051 de nove de julho de 2004, tem como principal objetivo valorar as instituições de educação superior (IES), para, desse modo, fazer inferências acerca do mérito e da excelência do próprio sistema de educação superior brasileiro. Trata-se de uma sistemática que busca aliar avaliação e regulação, considerando que, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB No 9.394, de 20 de dezembro de 1996), se verificou um exacerbado crescimento do sistema de educação superior, sem, no entanto, haver a garantia de as novas instituições educacionais estarem mantendo a esperada excelência do ensino. Verificar o mérito e a excelência dessas IES é tarefa da avaliação, sendo o papel da regulação propor critérios favorecedores do alcance dessas duas condições, as quais resumem o ideal das referidas instituições educacionais. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | POLEDUC - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_capliv_cgadriola.pdf | 724,2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.