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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40183
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Memória e história oral: elementos para a história dos transportes rodoviários no Brasil |
Título em inglês: | Memory and oral history: elements for the history of road transport in Brazil |
Autor(es): | Katz, Elvis Patrik |
Palavras-chave: | História Oral;Memória;História Rodoviária;Identidade |
Data do documento: | 2015 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Em Perspectiva |
Citação: | KATZ, Elvis Patrik. Memória e história oral: elementos para a história dos transportes rodoviários no Brasil. Revista Em Perspectiva, Fortaleza, CE, v. 1, n. 1, p. 191-207, 2015. |
Resumo: | A história dos transportes foi historicamente desprivilegiada entre os historiadores no Brasil, ocupando quase sempre um lugar periférico na explicação dos diversos processos históricos do País. Entre as pesquisas realizadas, intensificaram-se os estudos no campo dos transportes ferroviários, dado o importante papel que tiveram no período áureo da produção do café, tanto no Império, como na República Oligárquica. O fato é que, desde a década de 50, a ferrovia foi deixada de lado para dar lugar aos transportes rodoviários, considerados mais flexíveis e baratos. Esse trabalho dedica-se a pensar a escrita do tema, dando especial atenção para os usos da História Oral e da Memória como fontes cruciais para sua realização. Isso é possível por conta das inúmeras testemunhas à disposição dos historiadores, prontas a fornecer riquíssimos detalhes acerca das alterações trazidas pelas estradas. Inicialmente, essas mudanças são sentidas ao nível material, mas logo passam a representar novos hábitos, novas formas de pensar e se relacionar com o mundo. Entender essas memórias e suas relações com o presente são fundamentais para fins acadêmicos, bem como para a construção da identidade dessas testemunhas, que não veem na estrada apenas um amontoado de concreto e asfalto. |
Abstract: | The history of transportation was historically underprivileged among historians in Brazil, occupying almost always a secondary role in explaining the various historical processes of the country. Among the research carried out intensified studies in the field of rail transport, given the important role played in the golden period of the coffee production both in the Empire, as in Oligarchic Republic. The fact is that since the 1950, the railway has been set aside to make way for road transport, considered more flexible and inexpensive. This work is dedicated to think writing theme, given particular attention to the uses of Oral History and Memory as crucial sources for their realization. This is possible because of the numerous witnesses available to historians, ready to provide very rich details on the changes introduced by roads. Initially, these changes are felt to the material level, but soon come to represent new habits, new ways of thinking and relating to the world. Understanding these memories and their relationship with this are essential for academic purposes as well as for the construction of the identity of witnesses, who do not see the road just a pile of concrete and asphalt. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40183 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGH - Artigos publicados em revistas científicas |
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