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dc.contributor.authorSilva, Fernanda Maria Diniz da-
dc.date.accessioned2019-03-08T13:25:21Z-
dc.date.available2019-03-08T13:25:21Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSILVA, Fernanda Maria Diniz da. A tradição bíblica residual em Memória Corporal, de Roberto Pontes. In: MEDEIROS, Francisco Roberto Silveira de Pontes; MARTINS, Elisabeth Dias (orgs.). Residualidade ao alcance de todos. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2015. p. 147-158.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-420-0492-2-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40145-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherExpressão Gráfica e Editorapt_BR
dc.subjectMemória Corporalpt_BR
dc.subjectTeoria da Residualidadept_BR
dc.subjectCântico dos Cânticospt_BR
dc.subjectPoesia lírica bíblicapt_BR
dc.titleA tradição bíblica residual em Memória Corporal, de Roberto Pontespt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrApesar do livro Memória Corporal ter sido publicado na segunda metade do século XX, os poemas reunidos em suas páginas estão eivados de aspectos referentes à poesia lírica bíblica do Cântico dos Cânticos. O caráter atemporal da Literatura nos permite utilizar a Teoria da Residualidade como orientação de nosso estudo. Roberto Pontes empregou o termo residualidade inicialmente em sua dissertação de mestrado defendida em 1991, publicada em 1999, cujo título é Poesia Insubmissa Afrobrasilusa, para demonstrar a presença de remanescências do passado que se acumulam na mente humana e se refletem no texto de forma involuntária, através de diferentes estruturas e temáticas. A teoria aqui trabalhada parte do pressuposto de que na cultura e na Literatura nada é original, pois tudo, em sua origem, é resíduo. Assim, resíduo vem a ser o compósito de sedimentos mentais que remanescem de uma cultura em outra.[...]pt_BR
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