Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40120
Tipo: Capítulo de Livro
Título: As Três Marias: perfis da infância no romance Racheliano
Autor(es): Alves, Licilange Gomes
Sales, Antônia de Jesus
Palavras-chave: As Três Marias;Rachel de Queiroz;Infância;Condição humana
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Expressão Gráfica e Editora
Citação: ALVES, Licilange Gomes; SALES, Antônia de Jesus. As Três Marias: perfis da infância no romance Racheliano. IN: SILVA, Fernanda Maria Diniz da; SILVA, Marilde Alves da; SILVA, Fernângela Diniz da; SOUSA, Alexandre Vidal de (orgs.). Ceará em prosa e verso. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2018. p. 247-256.
Resumo: Adentrar ao estudo das letras cearenses é, além de uma possibilidade de busca pela própria identidade, permitir-se à descoberta da relevância dessa ficção no cenário nacional, uma vez que as próprias grades curriculares das licenciaturas em Letras contemplam, em suas disciplinas de literatura brasileira, alguns dos autores cearenses de maior destaque, entre eles, José de Alencar, cujo trabalho foi indiscutivelmente significativo para a criação do romance brasileiro, e Rachel de Queiroz, consagrada entre os cânones da literatura nacional e cuja obra é marcada pela riqueza de abordagens temáticas. Conhecida por produzir uma obra de cunho crítico-social em razão de seu forte caráter de denúncia da condição humana, particularmente feminina, neste romance a escritora cearense não faz diferente. Ela traz à cena tipos aprisionados, quando não entre quatro paredes, dentro de si mesmos, conferindo, inclusive, um cunho existencial à narrativa.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40120
ISBN: 978 85 420 1313 9
Aparece nas coleções:POET - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_capliv_lgalvesajsales.pdf4,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.