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dc.contributor.authorSouza, Patricia Rodrigues de-
dc.date.accessioned2019-02-28T15:45:13Z-
dc.date.available2019-02-28T15:45:13Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSOUZA, Patricia Rodrigues de. A dissipação de uma identidade pela maquiagem: uma análise do conto Ele me bebeu de Clarice Lispector. In: ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS LITERÁRIOS, 15., 21 a 23 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2018. p. 50-57.pt_BR
dc.identifier.issn2179 4154-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40050-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectAlteridadept_BR
dc.titleA dissipação de uma identidade pela maquiagem: uma análise do conto Ele me bebeu de Clarice Lispectorpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem como proposta de trabalho principal discutir questões que orbitam em torno da personagem protagonista do conto clariciano “Ele me bebeu”, presente na coletânea A via crucis do corpo. A personagem em questão é Aurélia Nascimento cuja identidade apresenta-se fragmentada ao longo da narrativa por ser aficionada por maquiagem. Para ela, maquiar-se significava um mascaramento facial e social, dissipação esta provocada por Serjoca, responsável por dissipar sua beleza natural. Desta forma, buscaremos discutir a partir do conto, a noção de ser x parecer de identidade a partir de uma análise pela semiótica greimasiana, partindo de BARROS (2005), e por outro, elucidar uma questão subjacente ao conto clariciano: o mito da beleza feminina, a qual para tanto será subsidiado pela discussão teórica de WOLF (1992) em O Mito da Beleza. Destarte, este estudo é considerado de importante discussão por reverberar contatos interdisciplinares com a psicanálise, a sociologia e a antropologia.pt_BR
dc.description.abstract-esEl presente trabajo tiene como propuesta de trabajo principal discutir cuestiones que orbitan en torno al personaje protagonista del cuento clariciano "Él me bebió", presente en la colección La vía crucis del cuerpo. El personaje en cuestión es Aurélia Nascimento cuya identidad se presenta fragmentada a lo largo de la narrativa por ser aficionada por maquillaje. Para ella, maquillarse significaba un enmascaramiento facial y social, disipación esta provocada por Serjoca, responsable de disipar su belleza natural. De esta forma, buscaremos discutir a partir del cuento, la noción de ser x opinión de identidad a partir de un análisis por la semiótica de Greimas, partiendo de BARROS (2005), y por otro, elucidar una cuestión subyacente al cuento clariciano: el mito de la belleza femenina, la cual para tanto será subsidiado por la discusión teórica de WOLF (1992) en El Mito de la Belleza. De este, este estudio es considerado de importante discusión por reverberar contactos interdisciplinares con el psicoanálisis, la sociología y la antropología.pt_BR
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