Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40001
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHiluy Filho, João José-
dc.contributor.authorRodrigues, Marcela Lima Ramos-
dc.date.accessioned2019-02-26T17:27:12Z-
dc.date.available2019-02-26T17:27:12Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Marcela Lima Ramos. Análise perceptiva do perfil profissional contemporâneo dos alunos e egressos do curso de Engenharia Química da Universidade Federal do Ceará. 2018. 60 f. Monografia (Engenharia Química) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40001-
dc.description.abstractFaced with the curricular reform that the Chemical Engineering course of Federal University of Ceará (UFC) is going through and the importance of understanding the profile of the modern Engineer so that formed professionals are trained and that meet the real needs of the market, an interest was emerged in conducting a research on the Perception of Students and Ex-Students of Chemical Engineering of the UFC in Relation to the Contemporary Professional Profile. We know that the profile of the modern engineer requires not only technical understanding but also interpersonal skills. The modern engineer is expected to be an entrepreneur, that is, he has initiative, leadership ability, motivation, enthusiasm, and social and professional skills that demonstrate negotiation skills, group work with professionals from different areas and communication skills. Understanding the students' perception of an undergraduate course regarding the desired professional profile contributes to understanding their expectations and, thus, improving the way they intervene in this training process. Therefore, the purpose of this work research is to assess the expectations of students and alumni in relation to their training and to understand how they consider their preparation for the job market, whether what is addressed in the classroom is enough or if the search for extension activities is considered relevant for the training of the chemical engineer.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEngenharia Químicapt_BR
dc.subjectGraduaçãopt_BR
dc.subjectPerfil Profissionalpt_BR
dc.titleAnálise perceptiva do perfil profissional contemporâneo dos alunos e egressos do curso de Engenharia Química da Universidade Federal do Cearápt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrDiante da reforma curricular que o curso de Engenharia Química da Universidade Federal do Ceará (UFC) está passando, e da importância de entender o perfil do Engenheiro moderno para que sejam formados profissionais cada vez mais capacitados e que atendam às reais necessidades do mercado, surgiu o interesse em realizar uma pesquisa sobre a Percepção dos Alunos e Exalunos de Engenharia Química da UFC em Relação ao Perfil Profissional Contemporâneo. Sabemos que o perfil do engenheiro moderno requer não somente uma compreensão técnica, mas também aptidões interpessoais. Espera-se que o engenheiro moderno seja empreendedor, ou seja, tenha iniciativa, capacidade de liderança, motivação, entusiasmo, e aptidões sociais e profissionais que demonstrem capacidade de negociação, trabalho em grupos com profissionais de diferentes áreas e habilidades de comunicação. Compreender a percepção dos alunos de um curso de graduação quanto ao perfil profissional desejável contribui para entender suas expectativas e, assim, melhorar a forma de intervir neste processo de formação. Portanto, o objetivo deste trabalho é avaliar qual a expectativa que os alunos e ex-alunos têm em relação à sua formação e perceber como eles consideram sua preparação para o mercado de trabalho, se o que é abordado em sala de aula é o suficiente ou se a busca por atividades de extensão é considerada relevante para a formação do engenheiro químico.pt_BR
Aparece nas coleções:ENGENHARIA QUÍMICA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tcc_mlrrodrigues.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.