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dc.contributor.authorFreitas, Edivaldo Simão de-
dc.contributor.authorMelo, Jinnye Altamira de Paiva-
dc.date.accessioned2019-02-26T12:15:30Z-
dc.date.available2019-02-26T12:15:30Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationFREITAS, Edivaldo Simão de; MELO, Jinnye Altamira de Paiva. A poesia marginal de Mário Gomes. In: ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS LITERÁRIOS, 15., 21 a 23 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2018. p. 272- 280.pt_BR
dc.identifier.issn2179-4154-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39978-
dc.description.abstractThis work has the general objective of presenting a history, under a literary criticism scope, of Mário Gomes forgotten and marginal poetry. Keeping in mind that in a first moment we are going to delineate a notion about the problematic concept of marginal poetry. Our text will present the main aspects that features the poetic art qualified as marginal and based on that we will try to understand Mário Gomes language and abstraction. The poet Mário, also known as wandering-poet, shows us in his experimenting way of expression a poetic of the absurd, a feeling of existence in the world through the self, this reality that he embraced through his madness and that it is also an organization of concepts unspeakable until then. Starting from there, we are going to look into this poetic as a way of rethinking, structuring and rearticulating it as a worldly absurd wandering poetic that once lounged inebriated and adrift in the wreckage of Fortaleza's streets. Therefore, we are going to guide ourselves from a specific and scarce bibliography (books and academic papers), like Catunda (2013, 2015), Gouveia (2015), Mattoso (1981), Brito (2013), among others.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMário Gomespt_BR
dc.subjectPoesia marginalpt_BR
dc.subjectPoeta-andarilhopt_BR
dc.titleA poesia marginal de Mário Gomes Jinnyept_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem como objetivo geral apresentar um histórico, sob um prisma crítico-literário, da poesia esquecida e marginal do poeta cearense Mário Gomes. Tendo em vista que nortearemos em primeira instância uma noção sobre a problemática do conceito de poesia marginal. Nosso texto apresentará os principais aspectos que caracterizam a arte poética qualificada como marginal, e a partir dela tentar entender a linguagem e a abstração do poeta cearense. Mário Gomes, também conhecido como o poeta-andarilho, apresenta, em sua mais ousada forma de expressar, uma poética do absurdo, um sentir-se existente com o Eu no mundo, esta realidade que ele abraçou através da sua loucura, mas que é também uma organização de conceitos até então inefáveis. A partir daí, tentaremos lançar olhares sob essa poética como um modo de repensá-la, estruturá-la e rearticulá-la como uma mundana poética errante, absurda e que outrora vagueava bêbada e desatinada nos escombros das ruas de Fortaleza. Para tanto, nos nortearemos a partir de uma bibliografia específica e escassa (livros e trabalhos acadêmicos), como Catunda (2003, 2015), Gouveia (2015), Mattoso (1981), Brito (2013), entre outros.pt_BR
dc.title.enThe marginal poetry of Mário Gomespt_BR
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